30 de jun. de 2009
A estratégia do 'lixo patrocinado' começou em 2007 quando Gary Hirshberg, fundador e presidente da Stonyfield Farm, líder em iorgutes orgânicos nos Estados Unidos, queria uma solução para os potes de plástico descartados da marca. Os potes foram transformados em vasos para plantas.
A grade sacada da TerraCycle, enfim, foi criar um modelo de negócios sedutor tanto para grandes empresas como para consumidores em tempo de aquecimento global. No caso das grandes empresas, ela consegue emprestar uma imagem sustentável a um risco baixo. O único investimento que uma grande indústria tem que fazer é patrocinar pontos de coleta das embalagens. Boa parte do acabamento dos produtos finais está terceirizada para indústrias mexicanas - e é bancada integralmente pela TerraCycle
Para recolher em todo o território americano as embalagens descartadas que usa para fabricar muitos de seus produtos, a TerraCycle criou o que batizou de 'brigadas'. Na prática, são pessoas de todas as idades que, cadastradas numa escola, numa igreja ou numa ONG, recebem da empresa uma bonificação simbólica de alguns centavos de dólar por embalagem que coletam e enviam gratuitamente pelo correio para a sede da companhia. Atualmente, a TerraCycle tem cerca de 30 mil brigadas no país.
A empresa está chegando ao Brasil, na sua primeira incursão fora dos Estados Unidos, graças a uma parceria com a Pepsico. Incialmente, a proposta é reciclar embalagens que forem descartadas nas fábricas. A confeccção de artigos como mochilas, bolsas e carteiras, está a cargo de 100 costureiras da Solidarium, empresa com sede em Curitiba que apoia microempreendedores.
29 de jun. de 2009
Um grupo de artistas desenvolveu uma estratégia criativa para difundir a arte entre os moradores de Berlim. Uma vez ao ano, eles se reúnem para percorrer a cidade de bicicleta e distribuir aleatoriamente rolos com obras de arte, sem qualquer tipo de cobrança.
Além disso, também não existem assinantes. As casas e pessoas são escolhidas na hora da entrega. De bicicleta, os artistas não têm tempo para pensar qual rolo será deixado em cada lugar. Para os articuladores da ação, é preciso reagir espontaneamente. “Entregar os trabalhos de bicicleta significa que não temos tempo para escolher onde deixaremos os rolos”, explicam no site do projeto.
Eles afirmam que a ideia básica é surpreender o público, colocando as pessoas em contato com a arte de uma maneira diferente. O impulso inicial aconteceu em 2005, quando o governo alemão tornou mais rígidas as regras para colar pôsteres e cartazes em lugares públicos - o que nos faz pensar que o projeto naturalmente poderia ser aplicado em São Paulo, já que se encaixa no mesmo contexto.
Os artistas definem o PaperGirl como uma ação colaborativa não-comercial e resumem no lema do projeto sua principal motivação: “Qualquer um que pega um rolo é sortudo e dinheiro não pode comprar sorte.”
Confira um vídeo das entregas nas ruas de Berlim:
(Referência: Cool Hunting)
28 de jun. de 2009
(via Gizmodo)
26 de jun. de 2009
Disponível para qualquer clube através de versões definitivas ou versões móveis, destinadas a festas isoladas. A sua construção modular permite também que o chão seja disponibilizado em várias dimensões.
25 de jun. de 2009
Foi exatamente pelo fato da maioria da população não fazer idéia disso que criaram o site Sugar Stacks. Eles pegaram vários alimentos que fazem parte do nosso cotidiano, como energéticos, bebidas, doces, e representaram o açúcar que eles contém com cubinhos brancos.
E aí? Dá para se imaginar comendo 10 cubos de açúcar de uma só vez? Pense bem se você não acabou de fazer isso sem saber. Apenas uma lata de Coca-Cola pode conter toda essa quantidade de açúcar, ou seja, 39 gramas.
Confira no excelente vídeo de apresentação abaixo como o Trourist promete ser uma mão na roda, principalmente, para mochileiros:
24 de jun. de 2009
23 de jun. de 2009
De política a celebridades, os newsgames se popularizaram por toda web, basta existir uma notícia de relevância para virar animação. Um dos maiores projetos desenvolvidos na área é o Croopier, uma plataforma de jogos online que tem como fonte de inspiração notícias de interesse social. Semanalmente novos jogos são publicados sobre paraísos fiscais, eleições políticas, guerras e o dia-a-dia das celebridades. O projeto é administrado por designers americanos e representa um importante trabalho de pesquisa sobre comunicação e novos formatos narrativos.
Esse conceito de 'newsgame' surgiu em 2003 nos Estados Unidos, quando portais de notícias começavam a experimentar novos formatos de informação, e vem se disseminando sobretudo nos períodos eleitorais, como aconteceu no ano passado. Foi quando a MSNBC lançou o Race to Whitehouse, onde dois animais – um elefante [republicanos] e um burro [democratas] – tentavam chegar à Casa Branca e no meio do caminho iam arrecadando dinheiro. Foi também quando a CNN colocou no ar o Presidential Pong, onde o internauta jogava tênis com os pré-candidatos à presidência dos EUA. E, finalmente, quando o USA Today lançou o Candidate Match Game, um jogo que ajudava os eleitores indecisos a escolher o seu pré-candidato às eleições.
O Brasil já tem uma produção diversificada de animações interativas. O primeiro newsgame brasileiro foi 'Nanopops Políticos', em que o jogador deve acertar o nome do personagem político por meio da imagem. Em 2008, o portal mineiro UAI, por sua vez, lançou um jogo em que o internauta dava sua opinião sobre as características dos candidatos à prefeito, relacionando temas de interesse do município - no fim do jogo, o eleitor verificava qual político tinha o pensamento mais próximo com o dele.
O Estadão marcou um verdadeiro gol de placa ao lançar, há poucos dias, o Desafio de Craques, um dos newsgames mais interessantes e produzidos hoje na web brasileira. Desafio de Craques nada mais é do que um Super Trunfo de atuais ou antigos ídolos do futebol nacional. Ao todo, são 48 cartas, mostrando o desempenho de jogadores durante a história Campeonato Brasileiro, que oficialmente começou em 1971.
Entre as produtoras pioneiras na área destacam-se a Persuasive Games, a Serious Games e a Newsgaming.
22 de jun. de 2009
Chamada de Underground House , a casa tem 70% de área construída no subterrâneo, com design ecologicamente correto, e conta com três quartos, sendo uma suíte master com closet, salas de estar, jantar e cozinha integradas em um grande ambiente, sala de cinema, spa, jardins suspensos....Qualquer pessoa maior de 18 anos que seguir o Twitter da Pixhome já estará automaticamente participando da promoção que escolherá o ganhador em outubro.
20 de jun. de 2009
19 de jun. de 2009
Imagine um livro que nunca acaba de ser escrito, onde pessoas anônimas ou não contribuem de forma totalmente espontânea para esse conteúdo, fazendo apenas aquilo que sempre fizeram, ou seja, comentando o que amam ou o que odeiam. Essa é a proposta do primeiro livro vivo do mundo, genial ação de marketing criada pela agência DM9DDB para a Editoras online, cuja proposta inicial era criar um “livro como a internet”, que só pudesse ser encontrado na página da livraria, que reúne as principais editoras do país.
Tudo começa no Twitter, onde as pessoas postam mensagens que, de alguma forma, refletem um instante de amor ou de ódio. O site criado especialimente para a ação exibe estas twittadas em tempo real, e as melhores, são transformadas em adesivos com QRCodes - matriz ou código de barras bi-dimensionais - que, por sua vez, são colados em vários pontos da cidade de São Paulo.
Os pedestres que encontram esses adesivos podem decodificá-los utilizando qualquer aparelho de celular com câmera, que os levará para uma página WebMobile com um instante de amor ou de ódio que um usuário qualquer postou no Twitter.
São 100 frases de amor, 100 de ódio. Em intervalos de 7 dias, os QRCodes remetem a novas páginas. Ou seja, o livro não envelhece nunca. É um livro que nunca para de ser escrito. Uma fatia dessas twittadas codificadas, por fim, dará origem ao primeiro livro em QRCodes do mundo: "Instantes de amor e ódio", que só poderá ser adquirido no site da Editoras online. A ideia é que o livro seja reimpresso periodicamente.
Para participar do projeto, basta seguir o usuário @caos_euconcordo no Twitter ou acessar o site Amor e Ódio.
O vídeo abaixo demonstra a mecânica do projeto que, inclusive, concorre em Cannes esse ano.
Lojas de autopeças e acessórios para carros, como a Jocar e a Adventure Bag, por exemplo, disponibilizam dezenas de estampas a um preço médio de R$ 70,00.
18 de jun. de 2009
O FMA, ainda em versão beta, já conta com 5 mil músicas separadas por estilo - todas disponíveis para audição antes do download.
17 de jun. de 2009
Claro que toda esta apresentação não valeria a pena se não houvesse trabalhos de qualidade no portfolio, que entre os diversos cases, conta com ações como a viralização da série 9mm, da Fox, e parte da campanha do filme Batman: O cavaleiro das trevas.
16 de jun. de 2009
Agora se você quiser deixar a parte romântica de lado, saiba que o carro usado foi uma Mercedes-Benz 450SEL 6.9, e que o carro não passou de 200Km/h. De qualquer forma o curta é emocionante e proporciona uma viagem ao tempo de volta ao ano de 1976 pelas ruas de Paris de forma única. Clique aqui para ver o trajeto realizado.
(via Idearium)
João Brasil, o Mestre dos Mashups, acaba de criar o “Axé Tech Mashup”, talvez o primeiro da História a misturar Ramones, Britney Spears e Calypso. Sensacional!
(via POPSCENE!)