
30 de out. de 2009

Depois de 30 anos tocando guitarra nas ruas e estações de metrô de Nova York, o músico Luke Ryan finalmente conseguiu um patrocínio, mas não foi de uma gravadora ou loja de instrumentos musicais. Quem o contratou como garoto propaganda foi a linha de higine pessoal da Unilever, Axe Instinct.

Para Jay E. Mathew Jr., diretor de marketing da Unilever nos Estados Unidos, o principal ganho da ação é a autenticidade, já que os 'garotos propaganda' são pessoas que conquistaram seu espaço sozinhas fazendo exatamente o que gostam.
A ação começou em setembro e vai até o final do ano e os músicos ganharão por ela uma média de US$ 1.000,00. Já a marca, além da percepção de engajamento junto a seus públicos de interesse e do valor do ineditismo propriamente dito, ganha muito em mídia espontânea, como indica essa matéria publicada hoje no New York Times.
29 de out. de 2009
Transmedia
O mundo mudou radicalmente nos últimos anos. As novas mídias começam a fazer com que o público deixe de ser apenas receptor de informações, e passe também a transmitir conhecimento.
No vídeo abaixo, Henry Jenkins, professor e diretor do programa de Estudos de Mídia Comparada do MIT e autor do livro Cultura da Convergência, investiga o alvoroço em torno das novas mídias e expõe as importantes transformações culturais que ocorrem à medida que esses meios convergem.



No mínimo, um respiro no universo retangular das bancas de revistas.

(via Cool Hunting)
Lançado em uma feira em Frankfurt, na Alemanha, o Fly-vertising nada mais é que um pequeno banner que voa por aí com a ajuda de uma mosca. Isso mesmo, uma mosca! Se você tem nojo desses insetos ou sente pena em vê-los trabalhando, essa talvez não seja uma boa jogada publicitária. Mas, por lá, parece que a coisa deu resultado. Gerou até um filme no Youtube que ajuda a entender como isso funciona. Confira:
(Referência: Advertising Age)
Pulp Fiction Remixado
Os barulhos de Pulp Fiction viraram música. Telefones batendo, um alarme de incêndio que subitamente dispara e o chiado do último gole de um milkshake. Tanto faz. O vídeo abaixo usou os mais variados sons para montar um remix. O único requisito era que eles fossem tirados do filme de Quentin Tarantino:
Pe Lang e Zimoun são dois artistas que trabalham com o som de maneira muito particular. Seus trabalhos são instalações que utilizam objetos físicos controlados por computador. Dessa interação surgem sons minimalistas, que podem ser visualmente entendidos e nos remetem a atmosferas sonoras esquecidas ou muitas vezes não percebidas no dia a dia.
O vídeo abaixo mostra uma compilação dos melhores trabalhos da dupla:
(via swissmiss)
27 de out. de 2009
Nada de mulheres gostosas, embalagens suando, balada ou azaração. Ao invés dessa abordagem a cerveja Pure Blonde preferiu algo mais sentimental e ecológico. Será que deu certo?
(via Ctrl+Pels)



A Umbro, em parceria com a banda de rock inglesa Kasabian, acabam de lançar um experimento pra lá de bacana. “Kasabian Football Hero” é um tipo de Guitar Hero gigante, em uma projeção na parede de um armazém, com sensores que são ativados conforme a bola bate no lugar certo da parede. Ao som do novo single da banda, “Underdog”, jogadores de futebol freestyle controlam o andamento da música através dos seus chutes. Confira:
(via Y2)
Como a única frase sobre essa miniatura de sala de estar dentro de um gabinete de PC foi escrita em russo, a única coisa que se pode dizer é que quem criou isso é um gênio, mas pode também ser um serial killer...

(via Gizmodo)
26 de out. de 2009


A empresa espera atingir uma média de 300 novos clientes por dia na loja. Nos planos de curto prazo está já uma próxima abertura em Madrid e, em 2010, em Paris, Londres, Roma, Berlim e Amsterdam.
Confira abaixo uma matéria feita na inauguração da loja:
of the past


Meio milhão de livros doados. Esse é o preço que as pessoas terão que “pagar” para poder ter acesso nas livrarias ao novo romance de Luis Fernando Veríssimo, Os Espiões. No site Livro Inédito, a entidade Banco de Livros da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais prendeu uma cópia do romance e promete liberar a publicação apenas quando 500 mil livros forem doados a eles.

(via SimViral)
25 de out. de 2009
Alguns simplificariam dizendo que Wordnik é um dicionário. No entanto, tantos são os recursos que ele disponibiliza que fica difícil defini-lo dessa forma. Fundado por Erin McKean, Orion Montoya, Grant Barrett e Tony Tam, profissionais egressos da Editora da Universidade de Oxford, o Wordnik vai muito além da simples exposição do significado das palavras. Fornece sinônimos, antônimos, analogias, pronúncias em áudio e até mesmo imagens hospedadas no Flickr relacionadas ao termo pesquisado.
O Wordnik também oferece um serviço de integração com o Twitter. Para cada palavra pesquisada no site, aparecem as últimas atualizações de usuários do microblog que utilizam aquela expressão. Também há exemplos de situações em que as palavras são aplicadas, jogos e um sistema de estatísticas para conferir a frequência de seu uso na Internet.
Os usuários podem, por fim, adicionar palavras e significados novos, entre outros recursos. A proposta é que o dicionário tenha o mesmo dinamismo do idioma falado, no qual novos significados para palavras já existentes aparecem constantemente.
Tunnel Jam
Um túnel ferroviário desativado foi transformado na pista dos sonhos para os amantes e profissionais de BMX. A Nike construiu o lugar, chamado de Tunnel Jam, e promoveu um campeonato dividido em 10 equipes, convidando só quem interessa. Até por isso, a localização exata do túnel, que fica em uma área rural, ainda não foi revelada.
Exemplo de ação de marketing que fala diretamente e profundamente com uma comunidade.
24 de out. de 2009
A Grafitagem do Futuro
Imagine pintar…sem tinta. Pintar apenas com luz, ao vivo e a cores, sem efeitos pós-produção.
Assim trabalharam Blake Shaw e Bruno Levy, do coletivo SWEATSHOPPE, usando apenas um computador portátil e um projetor. Eles desenvolveram uma tecnologia interativa que permite pintar vídeo em qualquer superfície. O software rastreia os LEDs verdes do rolo de tinta na mão do artista, gera as posições e, a partir delas, aplica a textura de vídeo às pinceladas.
A edição de novembro da revista Creative Review, conta com um detalhe revolucionário para o meio ambiente: uma embalagem plástica que dissolve na água.
Você recebe a revista, tira do plástico e faz o lixo desaparecer ralo abaixo. O material hidro-degradável não contém resíduos tóxicos, e segundo a CR, é possível até beber a água, apesar do gosto horrível. A embalagem foi desenvolvida pela empresa britânica Cyberpac.
(via Brainstorm9)

Mais do que disponibilizar algum material para ser editado pelo fã, é possível 'literalmente' colocar os músicos para tocar em qualquer cena ou ambientação. Para isso, basta imprimir os desenhos diretamente do site e usar a webcam do computador.
Confira abaixo uma simulação.
23 de out. de 2009
Apesar de ser um vídeo promocional essa propaganda da Vodafone da Nova Zelandia é realmente impressionante. Eles sincronizaram 1000 aparelhos celulares e 53 toques diferentes para que eles tocassem a famosa Abertura 1812 de Tchaikovsky. De primeira dá até para duvidar que a sincronia ficou tão bem feita, mas o site oficial possui dois vídeos do making-of para acabar com a dúvida de qualquer cético.
No site oficial também é possível fazer download da música em formato MP3 ou baixar os 53 ringtones individualmente caso você se sinta com vontade de tentar reproduzir o feito em casa.
(via Mashable)
O projeto Challenge Your Word é o resultado de uma parceria entre o site homônimo e o Motiongrapher. Vinte artistas foram desafiados a criar alguma engenhoca ou solução maluca para as questões ambientais motivados pela ideia de que se queremos mudar o mundo, temos que nos motivar a pensar diferente.
Veja abaixo algumas propostas. A primeira, Recycle Invaders, é de autoria do brasileiro Thiago Maia. Clique aqui para ver todas.
22 de out. de 2009
Tire um tempo para ser pai hoje
Série de anúncios da agência Campbell-Ewald para o Ad Council, em parceria com o National Responsible Fatherhood Clearinghouse, comunicar a importância de tirar um tempo do dia para dar atenção aos filhos.
O site americano de humor Cracked lançou no início do mês um concurso para investigar como as pessoas imaginam que seria o mundo se a Internet desaparecesse de uma hora para outra. A ideia era que os interessados enviassem montagens, com o uso de Photoshop e programas similares.









A marca Brammo, fabricante de motocicletas, acaba de lançar uma campanha chamada “Shocking Barack”, estrelada por dois motoqueiros que farão seu caminho até Washington D.C., na esperança de encontrarem o presidente Obama e “chocá-lo” com uma novidade da marca: apresentar a primeira moto elétrica desenvolvida para rodar em estradas.
Os dois motoqueiros em questão são Dave Schiff (diretor de criação da Crispin, Porter + Bogusky, responsável pela campanha) e Brian Wismann (diretor de desenvolvimento de produtos da Brammo), que irão cair na estrada com as novas bikes e atravessar os EUA, fazendo um verdadeiro diário contando suas experiências através do site ,YouTube e Twitter. Através de um GPS, ainda será possível saber onde esses dois malucos se encontram.
Nessa jornada os caras pretendem conhecer pessoas, lugares e, se tudo ocorrer bem, concluir a sua missão de juntos encontrarem Obama em pessoa e apresentar-lhe a tal moto. Abaixo o vídeo que mostra o dia em que os dois partiram para a jornada.
(via Ypsilon2)
21 de out. de 2009

Uma cadeira de balanço, além de ser relaxante, também pode ser produtiva. Pensando nisso, o designer Rochus Jacob criou a Murakami Chair.
O conceito permite ao usuário produzir sua própria energia de forma suave e espontânea durante o uso do móvel, que armazena em uma bateria a energia cinética produzida pelo balanço, e onde um sensor de luminosidade faz com que a lâmpada LED se acenda naturalmente ao escurecer.
O projeto foi o vencedor da competição “Green Life”, promovida pelo site Designboom. Uma forma inteligente e sensível de transformar um processo abstrato e quase mecânico em atitude ambiental.

Além da flexibilidade que é característica de qualquer sistema modular, a Yonoh Box apresenta outras vantagens. Ela pode ser colocada em qualquer espaço interior, apenas necessitando para funcionar de uma tomada elétrica e de abastecimento e saída de água. Há também a dimensão ecológica, pois a temperatura, o consumo e outros dados são controlados por um processador central que os otimiza.
Várias combinações e personalizações são possíveis e fáceis de conseguir e esta é uma das grandes virtudes do conceito. Veja no vídeo abaixo uma demonstração:
Além de ser um café muito simpático instalado em um deck de madeira, o Ogori Cafe, que fica em um Centro de Design Urbano na cidade de Kashiwa, no Japão, oferece uma proposta de degustação inusitada: você pede alguma coisa e recebe o que a pessoa que estava antes de você pediu.
A ideia é que cada cliente presenteie o próximo da fila com alguma guloseima.

20 de out. de 2009
Atol é um conjunto de corais e é também uma inovadora publicação digital portuguesa de arte, design, cultura e tendências.

A revista, que está na sua terceira edição, tem a particularidade de ser acessível a pessoas cegas através de uma Audiozine, onde se dá particular destaque ao design de som, como se de cores e formas se tratassem. Toda a Audiozine está construída segundo as normas internacionais para facilitar a usabilidade às pessoas deficientes visuais.

Atol se destaca ainda por uma diagramação irreverente (além de não usar o clichê do flipingbook). Para conhecer melhor o projeto, clique aqui
(Referência: Design on the Rocks)
Quando o espetáculo acontece do lado de fora do Teatro...
A Associação Cultural Telenoika atingiu um outro patamar na utilização de projeções mapeadas, no Ingravid Festival, que aconteceu em setembro em Figueres, na Espanha.
Ao longo de 20 minutos, o vídeo abaixo mostra as mais variadas técnicas: iluminação virtual, aumento e distorção do 3d, pintura de superficie…tudo desenvolvido em OpenFrameworks
Vale a pena assistir:
19 de out. de 2009



Segundo Dusek, o site será sempre atualizado com novos flagrantes do exercício da profissão.
A Universal McCann lançou, recentemente, seu último estudo Power to the People – a maior análise global sobre o uso de mídia sociais feita até hoje. A pesquisa, que está na sua quarta edição, revelou mudanças bem interessantes na maneira como as pessoas vem utilizando a Internet para criar e compartilhar pensamentos, imagens e vídeos. Melhor ainda, é que há uma análise mais detalhada por país, incluindo o Brasil.
Confira o estudo, na íntegra, logo abaixo:
(via CHMKT)

O Kubrick Cube vem impresso com fotos de algumas das obras primas do diretor, falecido em 1999, como 'Laranja Mecânica', 'O Iluminado' e '2001 - Uma Odisséia no Espaço', em seis cores diferentes. As fotos dos filmes podem dar dicas para a montagem do cubo.


Montagens com fotos são utilizadas diariamente para fins particulares ou profissionais, e diversos programas já foram desenvolvidos para este trabalho, mas nenhum como o PhotoSketch.

18 de out. de 2009
Genial anúncio da American Airlines resume de forma brilhante o valor de uma experiência.
