25 de out. de 2009

Pai dos Burros 2.0

Alguns simplificariam dizendo que Wordnik é um dicionário. No entanto, tantos são os recursos que ele disponibiliza que fica difícil defini-lo dessa forma. Fundado por Erin McKean, Orion Montoya, Grant Barrett e Tony Tam, profissionais egressos da Editora da Universidade de Oxford, o Wordnik vai muito além da simples exposição do significado das palavras. Fornece sinônimos, antônimos, analogias, pronúncias em áudio e até mesmo imagens hospedadas no Flickr relacionadas ao termo pesquisado.

O Wordnik também oferece um serviço de integração com o Twitter. Para cada palavra pesquisada no site, aparecem as últimas atualizações de usuários do microblog que utilizam aquela expressão. Também há exemplos de situações em que as palavras são aplicadas, jogos e um sistema de estatísticas para conferir a frequência de seu uso na Internet.


Os usuários podem, por fim, adicionar palavras e significados novos, entre outros recursos. A proposta é que o dicionário tenha o mesmo dinamismo do idioma falado, no qual novos significados para palavras já existentes aparecem constantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário