23 de ago. de 2009

Teatro dentro de casa

Entrar na casa de alguém desconhecido e presenciar uma intervenção artística - uma mini-peça de teatro, uma performance, uma instalação ou a documentação do cotidiano real dos próprios moradores. Essa é a premissa do projeto X Homes, criado por Matthias Lilienthal, diretor artístico do teatro Hebbel am Ufer, na Alemanha.

Realizado desde 2002 com sucesso na Alemanha (em Duisburgo e Berlim), na Turquia (Istambul) e na Venezuela (Caracas), o projeto passou em junho pelo SESC Consolação, em São Paulo, com o nome de X Moradias, e seguirá em outubro para Viena, na Áustria. Para 2010 já está prevista uma visita a Joanesburgo, na África do Sul, e Varsóvia, na Polônia.

A ideia é levar o público à casa de alguém desconhecido para presenciar uma intervenção artística que tenha a ver com o cotidiano dos próprios moradores. Cada espectador escolhe um horário e um percurso, e a pé, normalmente junto com outro espectador, segue um roteiro pré-estabelecido visitando moradias.

Enfim, ficção e realidade, teatro e cotidiano misturam-se numa missão de descoberta de outros ângulos da cidade, seu dia a dia e seus pormenores. Bela iniciativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário