

Trata-se de uma poderosíssima base de dados que permite à Nike entender no mais ínfimo detalhe a maneira como os consumidores usam seus produtos. Além de fornecer dados dignos de almanaque - como os de que a distância total percorrida pelos corredores equivale a 2 700 voltas ao mundo e os quilos queimados nos exercícios equivalem ao peso de dez Airbus A380 -, o Nike Plus transformou produto em serviço. Seu site na internet é o lugar em que aficionados de corrida de todo o mundo se encontram, trocam informações e se relacionam.
Por meio do sistema, a Nike descobriu, por exemplo, que o dia mais popular para corridas é o domingo, que boa parte dos corredores costuma se exercitar no fim do dia e que os corredores estabelecem metas mais ambiciosas para suas corridas depois de feriados prolongados. Outro dado recém-descoberto é a média mundial de duração dos treinos: 35 minutos. Os técnicos também notaram que os corredores só são definitivamente cativados pelo sistema após o quinto treino, quando passam a comparar compulsivamente sua performance.

Entre os dados há ainda curiosidades, como as músicas preferidas dos corredores para servir de trilha sonora para as corridas. No site, a Nike montou uma parada de sucessos chamada Powersong, em que os corredores de todo o mundo indicam sua música preferida. Atualmente, a parada é encabeçada por Eye of the Tiger, tema do filme Rocky III.
(Referência: Revista Exame)
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