23 de ago. de 2009

Tênis conectado

A Nike lançou em junho nos Estados Unidos as novas pulseiras que vão substituir os iPods no sistema Nike Plus. A previsão é de que elas cheguem ao Brasil mês que vem e impulsionem ainda mais a comunidade de 1,2 milhão de esportistas em todo o mundo, o maior grupo de corredores já reunidos - apenas no Brasil são 35 mil.

O Nike Plus é constituído por um kit composto de um sensor para ser instalado no tênis e um pequeno receptor para iPod, que poderá ser substituído a partir de setembro pela pulseira. Funciona da seguinte forma: o sensor registra os dados da corrida, como quilômetros percorridos, tempo, ritmo médio e consumo de calorias. A partir daí, os dados são arquivados em um site de relacionamento criado e mantido pela Nike. O iPod ou a pulseira, devidamente abastecidos com as informações obtidas na corrida pelo sensor, descarregam os dados diretamente no perfil do usuário. No site, ele pode conferir a evolução de sua performance por meio de gráficos e compará-la com a de outros corredores que participam da comunidade.

Trata-se de uma poderosíssima base de dados que permite à Nike entender no mais ínfimo detalhe a maneira como os consumidores usam seus produtos. Além de fornecer dados dignos de almanaque - como os de que a distância total percorrida pelos corredores equivale a 2 700 voltas ao mundo e os quilos queimados nos exercícios equivalem ao peso de dez Airbus A380 -, o Nike Plus transformou produto em serviço. Seu site na internet é o lugar em que aficionados de corrida de todo o mundo se encontram, trocam informações e se relacionam.

Por meio do sistema, a Nike descobriu, por exemplo, que o dia mais popular para corridas é o domingo, que boa parte dos corredores costuma se exercitar no fim do dia e que os corredores estabelecem metas mais ambiciosas para suas corridas depois de feriados prolongados. Outro dado recém-descoberto é a média mundial de duração dos treinos: 35 minutos. Os técnicos também notaram que os corredores só são definitivamente cativados pelo sistema após o quinto treino, quando passam a comparar compulsivamente sua performance.


Entre os dados há ainda curiosidades, como as músicas preferidas dos corredores para servir de trilha sonora para as corridas. No site, a Nike montou uma parada de sucessos chamada Powersong, em que os corredores de todo o mundo indicam sua música preferida. Atualmente, a parada é encabeçada por Eye of the Tiger, tema do filme Rocky III.

(Referência: Revista Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário