3 de nov. de 2010

JustSpotted - O Paparazzi Colaborativo

Há seis horas e doze minutos, Julio Iglesias foi visto no Haiti. Há três horas e quarenta e cinco minutos, Christina Aguilera esteve em uma estréia cinematográfica em Londres. Há cinquenta e três minutos, Cristiano Ronaldo passeou com o filho por Madrid. Há dois minutos, Justin Bieber beijou uma jovem à porta de um hotel em Pequim.



Os locais, datas e situações são todos fictícios, mas ilustram com perfeição as potencialidades do site JustSpotted. Em funcionamento desde meados de outubro, o 'serviço' é exclusivamente dedicado à localização de celebridades em qualquer parte do mundo.

Trata-se de um portal com dados de mais de sete mil personalidades, que convida os visitantes a soltarem o paparazzi que há dentro de si, sendo eles próprios os responsáveis por enviar flagrantes de rostos famosos.

A ideia é que os internautas publiquem, sempre em forma de imagens, os encontros fortuitos com estrelas de cinema, músicos, esportistas, políticos, gente da televisão e afins. Além disso, inserindo o nome de uma figura pública, é possível listar todos os seus passos nos últimos dias, desde o hotel onde dormiu, o restaurante onde jantou ou a balada na qual compareceu.


O projeto já despertou duras críticas em Hollywood precisamente devido a esta súbita democratização do 'ofício' de paparazzi. Há quem tema que, além da devassa na vida privada, esteja aqui em risco a própria integridade física das figuras públicas.

A.J. Asver, diretor executivo deste polêmico projeto, se defende: "Não estamos pedindo às pessoas que mudem o seu comportamento. Todos estes encontros já se produziam de forma natural"

Vale ressaltar que o JustSpotted não é o primeiro site dedicado a rastrear famosos. O Gawker criou já há um tempo um serviço chamado "Stalker Gawker", para localizar famosos em um mapa, mas fracassou depois de os próprios famosos e usuários reportarem locais falsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário