4 de nov de 2010

Inovações Emergentes

O respeitável blog TrendWatching, uma referência em tendências de comportamento e consumo na Internet, acaba de publicar uma lista com as 50 maiores inovações mercadológicas vindas de países emergentes. Tirando algumas velhas conhecidas como a chinesa Lenovo e a brasileira Gol, vale destacar aqui alguns achados, seja pelo conceito ou mesmo pela irreverência da empreitada. Confira:  



O One Billion Minds é um projeto indiano que tem como missão engajar 1 bilhão de jovens talentos, capazes de mudar o mundo, através de suas ideias e conhecimentos, lidando com problemas reais em negócios, tecnologia e inovações sociais. Empresas e organizações de todo o mundo disponibilizam um problema real onde os participantes podem contribuir com suas ideias. Os desafios variam desde projetar um brinquedo educacional com o custo de USD 1 até desenvolver uma solução para o problema da eliminação do lixo em Kolkata. Como prêmio pelas contribuições os melhores talentos podem receber, dinheiro, reconhecimento profissional e até mesmo oportunidades de entrevistas de emprego.


A Mirakle Couriers é uma empresa de correios de Bombaim, na Índia, cujo diferencial é empregar apenas pessoas surdas. A ideia é eliminar o estigma social do povo indiano em relação aos portadores da deficiência, que somam cerca de 6% da população do país. Salvo o fundador e o diretor de operações, todos os empregados da Mirakle Couriers são surdos, inclusive os entregadores. A empresa foi fundada por Dhruv Lakra, ex-banqueiro de investimentos. Insatisfeito com a situação estigmatizada na Índia, resolveu fundar a Mirakle em 2008. Para ele, é importante entender que sua intenção é realmente ser um negócio social e não uma forma de caridade.


Da China, vem a marca de calçados OSPOP - cujo curioso significado é 'One Small Point of Pride'. Os sapatos são baseados em um estilo comumente usado por trabalhadores chineses, mas desenvolvidos com materiais de qualidade superior, posicionados a um preço bem salgado de US $ 75 e destinados totalmente para os consumidores ocidentais.

 
No México, o destaque fica por conta da Pink Taxi, uma frota de veículos pintados de cor-de-rosa, dirigidos por mulheres e voltados exclusivamente para a clientela feminina. O serviço se distingue por oferecer uma ideia de mais proteção e segurança, notadamente à noite, além de mimos femininos como kit de make-up, entre outros.


A Kapeh, por sua vez, é  uma marca de cosméticos brasileiríssima, que tem como principal matéria-prima de suas fórmulas o extrato do café do sul de Minas Gerais . Tem esfoliante, shampoo, sabonete, creme corporal, óleo de banho, spray ambiente e hidratante. A marca já está presente em 200 pontos de venda no país e exporta para Portugal e Holanda. A produção é totalmente voltada para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente, o que já conferiu à Vanessa Vilela, criadora da marca, uma menção da ONU como uma das maiores empreendedoras do ano passado.


Outra brasileira na lista da TrendWatching é a Ticket to Mind, uma espécie de post-it virtual de relacionamentos. No site, você escolhe seu plano e o computador sorteia algumas datas aleatoriamente em que flores, bichinhos de pelúcia ou chocolates são enviados às pessoas que você mais gosta. O assinante é avisado por e-mail, sms ou telefone cinco dias antes do presente ser enviado, para não ser pego de surpresa. Detalhe: a Ticket to Mind faz questão de lembrar que é absolutamente invisível pra quem recebe os presentes. 


A EcoFaeBrick, por fim, é uma marca da Indonésia que produz tijolos feitos de esterco de vaca. Vinte por cento mais leves e mais resistentes do que os de argila, esses tijolos também ajudam a evitar a degradação de áreas devido à escavação de argila, além de reduzir as emissões de carbono e possibilitar um aumento de renda para fazendeiros locais. A ideia foi vencedora de um prêmio de U$25.000 de uma competição realizada pela Escola de Economia Haas, em Berkeley.

Um comentário:

  1. Muito legal o seu blog! Adorei, o post está bem escrito e mostra que mudar o mundo não é uma tarefa tão difícil.

    Parabéns!

    ResponderExcluir