Se imagine agora em uma estrada, dirigindo tranquilamente, vidros
abertos, até que começa a ouvir notas familiares "mi-mi-fa-sol-sol-fa-mi"... Conforme você acelera, as notas continuam "re-do-do-re-mi-mi-re-re" e você
olha para o seu rádio: desligado! De onde vem a nona sinfonia de
Beethoven então?
Da estrada! Provavelmente, uma estrada japonesa, já que lá que se popularizaram as chamadas 'melody roads' ou 'musical roads' - embora a primeira tenha sido criada na Dinamarca em 1995, com o nome de Asphaltophone. As ranhuras do asfalto são marcadas e é o contato do pneu que gera o som. Detalhe: para o motorista ouvir a música com clareza, tem que andar a 45 quilômetros por hora, ou seja, trata-se de um projeto para evitar acidentes causados pelo excesso de velocidade
"Eu não tenho dúvidas de que faria muito sucesso, com direito a Leão em
Cannes e muito resultado para o cliente, caso aqui no Brasil, alguma
marca de seguros, uma montadora ou mesmo um banco, realizasse uma ação
de comunicação envolvendo a implantação dessas “melody roads” nas
estradas brasileiras", escreveu recentemente o professor da Faculdade de Comunicação e Marketing da Faap/SP, Eric Messa, em artigo publicado no Meio & Mensagem.
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