3 de set. de 2012

Estradas Musicais

Se imagine agora em uma estrada, dirigindo tranquilamente, vidros abertos, até que começa a ouvir notas familiares "mi-mi-fa-sol-sol-fa-mi"...  Conforme você acelera, as notas continuam "re-do-do-re-mi-mi-re-re" e você olha para o seu rádio: desligado! De onde vem a nona sinfonia de Beethoven então? 


Da estrada! Provavelmente, uma estrada japonesa, já que lá que se popularizaram as chamadas 'melody roads' ou 'musical roads' - embora a primeira tenha sido criada na Dinamarca em 1995, com o nome de Asphaltophone. As ranhuras do asfalto são marcadas e é o contato do pneu que gera o som. Detalhe: para o motorista ouvir a música com clareza, tem que andar a 45 quilômetros por hora, ou seja, trata-se de um projeto para evitar acidentes causados pelo excesso de velocidade



"Eu não tenho dúvidas de que faria muito sucesso, com direito a Leão em Cannes e muito resultado para o cliente, caso aqui no Brasil, alguma marca de seguros, uma montadora ou mesmo um banco, realizasse uma ação de comunicação envolvendo a implantação dessas “melody roads”­ nas estradas brasileiras", escreveu recentemente o professor da Faculdade de Comunicação e Marketing da Faap/SP, Eric Messa, em  artigo publicado no Meio & Mensagem. 

O vídeo abaixo mostra o impressionante efeito proporcionado pela passagem de um carro em uma melody road: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário