9 de set. de 2010

Se essa rua fosse minha...


Com uma imensidão de concreto, fábricas e coisas abandonadas, pouco se vê de beleza e cores em Detroit, a maior cidade do estado do Michigan, nos Estados Unidos.  Para tentar resgatar um pouco da cidade, da auto-estima de quem mora lá e fazer com que Detroit saísse dessa decadência (muito acelerada pela crise econômica), o artista Tyree Guyton resolveu sair colocando um pouco de cor pelas casas, muros, postes e fachadas.


O Heidelberg Project foi iniciado por Tyree e pelo seu avô Sam Mackey na rua Heidelberg, que tinha se tornado uma zona perigosa e degradada. Para tentar dar um outro aspecto à rua, sem gastar muito dinheiro, eles começaram a pintar as fachadas das casas de várias cores e a decorá-las com todo o tipo de objetos que encontravam no próprio lixo.

Embora no início, os moradores do bairro não aprovassem sua forma de expressão, atualmente, Guyton é um artista super respeitado, reconhecido dentro e fora dos Estados Unidos e chega a atrair um público de quase 300 mil pessoas por ano!

No Heidelberg Project, ele, que que já foi bombeiro e serviu no exército americano, trabalha todos os dias com crianças de vários cantos de Detroit que querem aprender como se faz arte... através de workshops, leitura e muita prática.

Confira outras imagens no Flickr e abaixo um belíssimo vídeo sobre o projeto:

Um comentário: