27 de jun. de 2010

Os Novos Maestros de Hamburgo

Se você mora em algum grande centro urbano, deixe de lado por um momento as buzinas, apitos e palavrões, pois foi justamente pensando que as cidades podem ter um som totalmente diferente que nasceu o projeto The Sounds of Hamburg.


Respirando o conceito de “Internet das coisas”, no qual objetos, pessoas e ambientes são integrados por meio de camadas de informações virtuais, a ação criada  na Alemanha pela Jung von Matt  para a Orquestra Filarmônica de Hamburgo funciona da seguinte forma: as pessoas selecionam câmeras que filmam o movimento das ruas de Hamburgo em tempo real. Depois atribuem a cada objeto (carros, trens, bicicletas e até mesmo pessoas) diferentes sons pré-gravados pela Orquestra.


Quando alguém ou algo passa ou se movimenta neste ponto marcado no ambiente,  o som do instrumento sugerido é automaticamente disparado criando uma dinâmica espontânea para a música clássica.


Interatividade em escala máxima por uma causa mais do que nobre! Confiram o vídeo de apresentação deste genial projeto logo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário