15 de out. de 2012

Filosofia em Quadrinhos


Platão era campeão de luta-livre na Grécia antiga; Nietzsche, o Super-Homem; Santo Agostinho era santo... mas nem tanto; Freud, o homem que mudou o sexo; Jung, descobridor do inconsciente coletivo; Joseph Campbell, o especialista em mitologia que inspirou a saga Star Wars... e não ganhou um centavo por isso!


Essa é a inusitada roupagem dada aos grandes pensadores da história da humanidade na HQ Action Philosophers, um projeto dos irmãos Fred van Lente e Ryan Dunlavey que acabei de tomar conhecimento graças a um post do sempre antenado Boing Boing



São nove volumes de HQs que buscam explicar de maneira cômica e simplificada as principais teorias da filosofia, incluindo desde pensadores clássicos como Platão e Aristóteles, até filósofos mais recentes, como Sartre e Derrida.



Ironicamente nenhum dos dois autores é formado em filosofia. Ambos estudaram por conta própria e se tornaram fãs – e entendidos – do assunto enquanto produziam a série.



Vencedora de diversos prêmios, como o Xeric Award de incentivo aos quadrinhos em 2004,  Action Philosophers infelizmente foi interrompida. 






Contudo, existe uma versão nacional do que foi feito  lançada pela Gal Editora  em dois volumes de 100 páginas com o título ‘Filósofos em Ação’,  que  está à venda aqui e aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário