23 de out. de 2012

E se Kafka fosse designer de casinhas de bonecas?!


Marc Giai-Miniet, o artista francês com carinha de bom velhinho, passou boa parte da sua vida empenhado em construir minaturas de dollhouses (casas de bonecas) meticulosamente complexas - algumas com apenas 36 centímetros de comprimento e 35 centímetros de largura.


Vale ressaltar, contudo, que não se tratam aqui de inocentes e angelicais 'residências' de bonecos de crianças. Muito pelo contrário! A impressão inicial ao se confrontar com sua arte remete imediatamente à atmosfera de um romance de Kafka - daqueles, sabe?! São ambientes lúgrubes atolados até o teto de livros empoeirados, escaninhos e banheiras pra lá do que se pode considerar um artigo digno da alcunha de 'pé sujo', um submarino embolorado jogado aqui, uma estátua da Virgem Maria cheia de rachaduras ali...




Ele mesmo explica o propósito do seu trabalho em entrevista concedida à Fast Company: "A ideia essencial, mas não é a única leitura que se pode fazer do tema que atravessa o meu trabalho, é a relação entre a sombra e a luz, entre o bem e o mal . A grande questão é: o que o ser humano é e porquê ele é assim e, finalmente, essa condição de vida tem chances de atrapalhar sua felicidade?"




Chocante, não?! A pergunta que fica: devemos agradecer ou não o fato de esse cara não trabalhar na Mattel???  

Nenhum comentário:

Postar um comentário