Artista austríaco radicado em NYC, Stefan Sagmeister é, sem dúvida alguma, um dos maiores nomes do design atualmente.
Não faltam em sua trajetória profissional obras referenciais. Sagmeister foi premiado com o Lucky Strike Award 2009, além de ter sido nominado cinco vezes ao Grammy por suas incríveis capas de CD - levou o prêmio uma vez, pelo box "Once In A Lifetime" do Talking Heads.
Para ter acesso a todo seu portfolio, vale a pena acessar o novo site de sua agência, lançado no final do ano passado. O formato em si já é um grande barato: uma câmera no teto transmite em tempo real o trabalho no estúdio e os botões são adesivos no chão.
Sagmeister é uma figura de quase 2 metros de altura, que fala humildemente de como ele busca a felicidade no design - nem parece o cara que mutilou o peito e o transformou em pôster para a conferência da AIGA há alguns anos.
Apesar de dirigir um escritório em NY, ele trabalha de modo muito peculiar. Certa vez, resolveu pegar 5 anos de sua aposentadoria e os distribuiu ao longo dos seus anos de trabalho, resultando em anos sabáticos a cada 7 anos. Nesses anos, o escritório fecha completamente, e Stefan e seus designers têm o tempo livre para desenvolverem o que quiserem. Ele alega que é justamente nesse tempo que vem a maioria da inspiração para os trabalhos remunerados dos anos seguintes, aumentando a qualidade e compensando o processo a longo prazo. Vale a pena entender melhor o que ele pensa a respeito em uma palestra recente proferida no TED:
Sua última cartada é o documentário The Happy Film. Ele mesmo explica o propósito: "Pretendo lança um olhar sobre as estratégias que psicólogos sérios recomendam para melhorar a nossa felicidade e bem estar pessoal. Questões como 'é possível treinar a nossa mente da mesma maneira que treinamos nossos corpos?' ou 'podemos mudar nosso comportamento para sermos mais felizes?' serão postas à prova, literalmente, neste documentário altamente visual"'.
A obra será lançada apenas em 2012, mas pelo teaser que acabaram de soltar na web, promete... e muito, como, aliás, praticamente tudo o que ele faz!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário