1 de ago. de 2011

O Filme Feliz de Stefan Sagmeister

Artista austríaco radicado em NYC, Stefan Sagmeister é, sem dúvida alguma, um dos maiores nomes do design  atualmente.


Não faltam em sua trajetória profissional obras referenciais. Sagmeister foi premiado com o Lucky Strike Award 2009, além de ter sido nominado cinco vezes ao Grammy por suas incríveis capas de CD - levou o prêmio uma vez, pelo box "Once In A Lifetime" do Talking Heads.


Para ter acesso a todo seu portfolio, vale a pena acessar o novo site de sua agência, lançado no final do ano passado. O formato em si já é um grande barato: uma câmera no teto transmite em tempo real o trabalho no estúdio e os botões são adesivos no chão.



Sagmeister é uma figura de quase 2 metros de altura, que fala humildemente de como ele busca a felicidade no design - nem parece o cara que mutilou o peito e o transformou em pôster para a conferência da AIGA há alguns anos.


Apesar de dirigir um escritório em NY, ele trabalha de modo muito peculiar. Certa vez, resolveu pegar 5 anos de sua aposentadoria e os distribuiu ao longo dos seus anos de trabalho, resultando em anos sabáticos a cada 7 anos. Nesses anos, o escritório fecha completamente, e Stefan e seus designers têm o tempo livre para desenvolverem o que quiserem. Ele alega que é justamente nesse tempo que vem a maioria da inspiração para os trabalhos remunerados dos anos seguintes, aumentando a qualidade e compensando o processo a longo prazo. Vale a pena entender melhor o que ele pensa a respeito em uma palestra recente proferida no TED:



Sua última cartada é o documentário The Happy Film. Ele mesmo explica o propósito: "Pretendo lança um olhar sobre as estratégias que psicólogos sérios recomendam para melhorar a nossa felicidade e bem estar pessoal. Questões como 'é possível treinar a nossa mente da mesma maneira que treinamos nossos corpos?' ou 'podemos mudar nosso comportamento para sermos mais felizes?' serão postas à prova, literalmente, neste documentário altamente visual"'. 

A obra será lançada apenas em 2012, mas pelo teaser que acabaram de soltar na web, promete... e muito, como, aliás, praticamente tudo o que ele faz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário