21 de jun. de 2011

Turntable.fm inaugura a nova era da discotecagem


conhecido por aí como o Instagr.am da música, o Turntable é a nova onda do Vale do Silício. Nele, você dá expediente como DJ em uma festa virtual, e os seus convidados definem o que vai ser tocado e quem deve continuar escolhendo as próximas músicas.

O usuário pode escolher por entrar em alguma das salas já existentes (a maior parte dividida por gêneros musicais, temas ou de acordo com o local em que seus DJs estão, como uma determinada empresa, por exemplo) ou criar a sua própria. Em cada sala, até cinco DJs escolhem e tocam as músicas alternadamente e eles, assim como os ouvintes, podem votar se gostaram ou não da música tocada.


Votos positivos representam pontos para o DJ e de acordo com a porcentagem de votos negativos a música pode ser interrompida, cedendo o controle para outro DJ. Uma curiosidade é que a sala Coding soundtrack (sempre com muitos usuários/ouvintes) reúne vários programadores do Vale do Silício e até mesmo Mark Zuckerberg, criador do Facebook, dá as caras por lá.

O visual das salas simula o de um espaço de festas e os DJs ficam posicionados em uma mesa, com os avatares dos ouvintes em frente. Cada vez que alguém "curte" uma música, seu avatar começa a dançar. Novos avatares tornam-se disponíveis à medida que o usuário ganha mais pontos. Ou seja, há uma característica de game que vicia ainda mais o usuário e o estimula a usar a criação de trilhas sonoras como forma de se diferenciar dentro da rede.

As salas funcionam, literalmente, como as antigas salas de bate-papo, abrindo caminho para conversas sobre música e interação entre os participantes. Caso você goste muito de um DJ, pode tornar-se fã dele e receber um aviso todas as vezes que ele começar a tocar no Turntable novamente.

Trata-se, enfim, de uma mixtape ao vivo, cheia de ferramentas sociais, acúmulo de pontos, etc. Por enquanto só dá pra logar através do Facebook Connect e se algum amigo seu já tiver logado.

Nem saiu do forno ainda, mas uma coisa é certa: esse troço vai explodir.

2 comentários:

  1. Isso não é novo.
    O mumuplayer ja existia é assim, você coloca musicas do seu pc para as pessoas da sala (até 5 pessoas) ouvirem o mumuplayer só não tem a parte de votar se a musica é ruim para tirar ela.
    No synthtube você escolhe videos do youtube, mas não tem como votar para tirar e não escolhe do seu pc.
    Existia tambem um site brasileiro o fiboradio que usava videos do youtube and podia votar se gostou ou não, alias nesse a ordem era inteiramente feita por votos, quando você adicionava um video do youtube ao chat que nunca foi adicionado antes, ele iria para o chat com apenas um voto positivo.
    Outro da mesma empresa e o twitradio que precisa de conta no twitter, e a pessoa faz a a radio dela podendo escolher os videos do youtube que estaram na lista da radio, esses videos viraram passando em ordem aleatória, mas se você tiver online você pode votar para mudar a ordem dos videos, ou deixar que os usuários votem.
    Tem outros também menos desconhecidos onde se escolhe as musicas do pc.

    ResponderExcluir
  2. Caro
    Talvez, portanto, esta seja a primeira opção que integre todas as funcionalidades citadas e, ao que me aparece, de uma maneira mais sofisticada e profissional. Não é à toa que o investimento feito nela já é bastante significativo, sem contar o burburinho imediato, como pode ver na matéria do Techcrunch.

    ResponderExcluir