4 de set de 2010

O blog mais lido do mundo

Ele é chinês, tem apenas 28 anos, quando era adolescente abandonou os estudos secundários para rapidamente se tornar em um dos romancistas mais populares do país, e hoje é o autor daquele que é considerado o blog mais lido do mundo.


Piloto de corridas nas horas vagas, Han Han foi escolhido recentemente pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes da atualidade e foi caracterizado da seguinte maneira pela publicação: "Inicialmente, Han Han tornou-se famoso devido ao seu primeiro livro baseado em sua experiência pessoal depois de desistir do liceu em Shanghai, lançando um debate sobre a qualidade do rígido sistema educativo chinês." E continua: "Um corredor de automovéis ávido, ele escreve um blog mega popular que aponta o dedo na cara de figuras culturais proeminentes e oficiais incompetentes"


Com a sua língua afiada e pinta de 'bad boy' que põe o dedo na ferida, as palavras de Han Han ganham enorme popularidade sobretudo entre os mais jovens. Seu blog, que está alojado no sinaweibo, um serviço de blogs do portal chinês sina.cn que domina o mercado de microblogging na China, tem mais de 300 milhões de visitas.

Apesar e talvez justamente pela censura ferrenha, Han Han está mais em evidência do que nunca. Para saber mais sobre ele, vale a pena ler o  perfil  publicado pelo New York Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário