9 de jul. de 2010

A DUS Architects e suas geniais intervenções urbanas

A DUS Architects é uma empresa de arquitetura e urbanismo holandesa que realiza projetos de “arquitetura pública”, como eles mesmos definem, ou seja,  intervêm no espaço urbano, propondo melhorias e criando interações.


Seu primeiro projeto de destaque foi o Bucky Bar: um pop-up bar construído da noite para o dia exclusivamente com guarda-chuvas alaranjados instalados ao redor de um poste de luz. A proposta, desenvolvida para a abertura da exibição Architecture of Consequence no Instituto Holandês de Arquitetura, em Roterdã, tinha como propósito mostrar que é válido investir na construção de locais para reuniões espontâneas e abrigos improvisados para conversas, debates, jogos ou festas.


O Bucky Bar recebeu 300 pessoas até ser fechado pela polícia local, mas a repercussão marcou blogs de design, tendência e arquitetura pelo mundo.


Seu mais recente projeto, intitulado Unlimited Urban Woods,  consiste em uma "caixa gigante" colocada no meio da praça de Oosterdokskade, em Amsterdã, na Holanda. Por dentro: uma floresta sem fim.


O efeito é conseguido com apenas uma árvore refletida por espelhos nas paredes da caixa, criando uma floresta infinita.


A ideia, nesse caso, foi estabelecer uma forma de escapar das formas opressivas e descoloridas da cidade sem que fosse necessário sair dela.

Um comentário: