27 de mai. de 2010

O Testemunho das Multidões


Um projeto que se iniciou como um site de jornalismo colaborativo em 2007 no Quênia, durante a transição do governo local – que provocou diversos conflitos generalizados, o Ushahidi, grande vencedor do The Bobs este ano, tem a proposta de mapear os locais que mais precisam de ajuda em uma região afetada por um desastre natural, como um terremoto ou enchente, por exemplo.

Voluntários podem enviar informações sobre pessoas desaparecidas, desabamentos, falta de água, incêndios, pontes quebradas, entre outros, diretamente das ruas, seja por meio de SMS, emails ou mensagens no Twitter.


O projeto já havia ganhado destaque mundial em 2009 ao ser apontado como uma das 50 empresas mais inovadoras pela Technology Review, do MIT, e ficou conhecido mundialmente nas tragédias que afetaram o Haiti e o Chile no início do ano e, mais recentemente, ao mapear os efeitos do vazamento de óleo no Golfo do México.


O Ushahidi - que significa “testemunho”, em Swahili, uma das línguas faladas no Quênia - foi idealizado pela advogada e blogueira Ory Okolloh. Ela estava morando na África do Sul, voltou ao Quênia para votar e observar a eleição de 2007, mas recebeu ameaças por causa de seu trabalho e decidiu voltar à África do Sul. Ela então publicou na Internet a ideia de uma ferramenta de mapeamento que permitisse que as pessoas relatassem a violência e outros comportamentos ilegais de forma anônima. Alguns aficionados em tecnologia viram a mensagem dela e construíram a plataforma durante um fim de semana prolongado.

Confira no vídeo abaixo detalhes do funcionamento desta fantástica ferramenta de exercício da cidadania.

Um comentário:

  1. Olá Paulo!

    Não sei se você está sabendo, mas estamos usando o Ushahidi pela primeira vez no Brasil para montar um observatório das eleições brasileiras de acordo com a ótica do eleitor!

    Nossa plataforma já está no ar, e aceitando relatos!

    http://eleitor2010.com/

    ResponderExcluir