5 de nov. de 2009

re-RITE: be the Orchestra

A união da tecnologia digital com a visão do maestro finlandês Esa-Pekka Salonen fará com que o público londrino possa, pela primeira vez, ouvir um concerto como se estivesse dentro do fosso da orquestra.

Até o próximo dia 15, a Bargehouse, um velho armazém junto ao rio Tâmisa, oferecerá uma experiência revolucionária do ponto de vista musical. Graças ao som e a projeções de vídeo, o público poderá participar diretamente do concerto.

A orquestra é a prestigiada Filarmônica de Londres, da qual Salonen é maestro principal e assessor artístico, e o projeto, batizado re-RITE: be the Orchestra, foi gravado no início de setembro com 29 câmeras de alta definição que acompanharam cada movimento dos 101 músicos.

A filmagem e a gravação do concerto sob sua condução permitirão que o público possa acompanhar cada uma das seções da orquestra como se estivesse sentado entre os músicos. Na sala de percussão, por exemplo, haverá instrumentos disponíveis para que as pessoas acompanhem os músicos quando o maestro der o sinal correspondente. A chamada sala de controle, correspondente ao maestro, por sua vez, terá vários telões, onde será possível regular o volume das diferentes seções da orquestra e ver os músicos, filmados pelas câmeras a partir de diferentes ângulos, de perto ou de longe.

No vídeo abaixo, Esa-Pekka Salonnen apresenta o projeto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário