Internet Eyes
Um novo site que será lançado em dezembro na Grã-Bretanha permitirá aos internautas monitorar imagens de câmeras de circuito fechado de TV, usadas em sistemas de vigilância. O site Internet Eyes oferecerá prêmios em dinheiro de até mil libras (cerca de R$ 2,8 mil) para quem, por meio das câmeras, conseguir flagrar crimes sendo cometidos.
Cada usuário poderá se cadastrar gratuitamente no site e monitorar até quatro câmeras a partir de seu próprio computador, 24 horas por dia. Se perceber algo suspeito, o internauta poderá enviar notificações, que serão então mandadas por mensagem de texto com a imagem aos celulares dos donos das câmeras.
Os usuários receberão então pontos pelas imagens e pelos crimes detectados, que poderão depois ser trocados por dinheiro. Segundo o site, o sistema poderá ajudar lojas a reduzir furtos, além de auxiliar a detectar crimes de vandalismo, roubos e comportamentos antissociais. Os donos das câmeras, como empresas, prefeituras e até mesmo a polícia, poderão contratar o serviço por uma taxa semanal equivalente a R$ 50.
"Quando as pessoas virem o sinal de que o Internet Eyes patrulha uma câmera, saberão que alguém estará assistindo", disse o criador do site, Tony Morgan. Segundo ele, os usuários receberão imagens de quatro câmeras de locais diferentes, e não saberão onde elas são localizadas.
A ideia gerou críticas de grupos de defesa dos direitos humanos, que temem que o site possa criar uma nação de bisbilhoteiros e dar margem a abusos das liberdades civis.
Fato é que o Internet Eyes entra no ar no próximo mês e promete em breve chegar a outros países. Acesse o site oficial aqui e tire suas próprias conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário