6 de out de 2009

Faça melhor do que eu


A cafeteria 15th Ave. Coffee & Tea nasceu de um desafio feito pelo fundador da Starbucks, Howard Shultz, após ver a média de vendas de suas lojas cair 3% durante o ano de 2008, e 5% no primeiro semestre deste ano. Incomodado, Schultz desafiou seux executivos: "Se vocês tivessem de competir com a Starbucks, que tipo de loja fariam?"

O resultado veio a público em julho, quando foi inaugurada em Seattle, cidade que foi o berço da Starbucks, a 15th Ave. Coffee & Tea. Na vitrine, abaixo do logotipo, a discreta menção 'Inspired by Starbucks' denota a origem do empreendimento. Dentro da loja, no entanto, a situação é radicalmente diferente. As mesas são feitas de madeira rústica e o cardápio conta com 16 variedades de grãos de café, que são torrados e moídos na hora para serem servidos em xícaras de louça. A loja também oferece cerveja e vinhos e, enquanto degusta seu pedido, o cliente pode se distrair com apresentações de saraus literários e shows musicais ao vivo, ou mesmo colocar para tocar seus próprios cds.

Enfim, tudo na 15th Ave. Coffee & Tea foge da padronização de processos que hoje impera nas lojas da Starbucks em mais de 40 países. Entretanto, apesar do sucesso, que já lhe garantiu o investimento para a abertura de mais duas filiais, é muito improvável que a rede siga o modelo de sua caçula, principalmente por conta dos custos que estariam envolvidos no processo. No entanto, essa ousada e inteligente estratégia mostra porque essa corporação se tornou ao longo dos anos sinônimo de competência e inovação.


(Referência: Revista Exame)

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