4 de set. de 2009

Multiplicidade de Sons

Faz um tempo já que expoentes da música eletrônica internacional usam computadores plugados em controladores e gadgets em suas apresentações. Controladores existem para todos os gostos e quase todos os bolsos. Desde o ultra caro Lemur até a linha Nano da Korg.

Unindo tudo isso à onda do Open Source aparece o Monome, que é basicamente uma ultra-tátil, interativa e adaptável interface MIDI que leva vantagem de software de fonte aberta para manipular qualquer número de parâmetros musicais.

O console de fabricação limitada tem 17 cm x 17 cm de área e cerca de 3 cm de espessura. É constituído por uma matriz de 64 botões iluminados e configuráveis. Os botões podem ser configurados como chaves liga-desliga, agrupamentos e controles deslizantes, ou organizados em sistemas mais sofisticados para combinar e recombinar de infinitas maneiras bancos de sons, monitorar e disparar porções específicas de samples, exibir vídeos de 1 bit, interagir com modelos físicos dinâmicos e jogos.

O vídeo abaixo mostra o potencial do 'brinquedo', que já tem fãs consagrados no cenário da música eletrônica como Daedelus, Deadmau5 e Gui Boratto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário