30 de set de 2009

Issue…Big Issue! Issue…Big Issue!

A Leicester Square é um dos pontos mais movimentados de Londres, a toda hora. Durante o dia, é lá que se encontram os ingressos mais em conta para os musicais; à noite, as discotecas e os tradicionais pubs estão sempre lotados. Democrática, a praça também dá espaço aos moradores de rua que vendem a revista de variedades “The Big Issue”. Entre patricinhas, punks e turistas do mundo todo, lá estão eles: “Issue…Big Issue! Issue…Big Issue!”

A Big Issue Company nasceu em setembro de 1991 com o objetivo de produzir uma revista mensal escrita por jornalistas profissionais, com entrevistas e matérias atuais, e vendida nas ruas por pessoas desabrigadas. A proposta da Big Issue era colocar no mercado uma revista engajada que seria também um meio de vida para o sem teto, oferecendo a ele um emprego - e uma alternativa para as ruas.

Hoje, a publicação é lida por cerca de 670 mil pessoas em todo o Reino Unido. Para se tornar um vendedor da revista, é preciso primeiro provar que se é morador de rua. Depois, o homeless faz um curso de boa conduta e assina um termo de responsabilidade. A partir daí, pode comprar a revista por 75 centavos e vendê-la por 1,50. Um lucro de 100%.

A iniciativa deu tão certo que hoje a Rede Internacional de Jornais de Rua computa 35 revistas semelhantes espalhadas pelo mundo (inclusive a brasileira Ocas, lançada em 2002).

Antenada, a Big Issue anunciou no final de agosto que vai digitalizar suas edições anteriores como parte de estratégia para ampliar a presença no meio online. O veículo vai criar versões eletrônicas de cada uma de suas edições passadas e disponibilizá-las na Yudu Store, loja virtual criada pela editora digital Yudu Media. Segundo os responsáveis, consumidores terão a oportunidade de fazer assinaturas da revista a partir do site. Além disso, um sistema pelo qual moradores de rua serão recompensados por cada transação efetuada também está em desenvolvimento.

Assista abaixo o vídeo promocional criado na Austrália pela The Blue Group, com produção da The Directors Group. O vídeo foi filmado durante um dia com 12 vendedores desabrigados mostrando como $5 pode ajudá-los a viver uma vida mais digna e pensar de forma mais positiva.

(Referência: Blog do Noblat)

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