14 de ago. de 2009

Robô-orquestra ironiza obsessão por celebridades online


Cybraphon é perito em vários instrumentos musicais e internauta convicto. Tem amigos no Facebook e no MySpace e está sempre de olho na reação online a suas performances. Mas Cybraphon não é um nerd, geek ou neologismo que o valha, mas 'apenas' um robô. “Ele tem um desejo quase ególatra pela fama”, diz Simon Kirby, um de seus criadores.

Construído por três artistas britânicos dentro de um armário antigo, o autômato tem mais de 60 partes robôticas que vão de instrumentos musicais a peças eletrônicas, como um computador e um controle. Todas foram doadas ou encontradas por Kirby, Ziggy Campbell e Tommy Phero em antiquários ou lojas de componentes usados. Eles o fizeram ao longo de oito meses ao custo de 5 mil libras (o equivalente a R$15.500) para satirizar a “obsessão das pessoas por celebridades online.”

Durante todo o dia, o robô rastreia a Internet em busca de comentários sobre ele e monitora o número de amigos em seus perfis no Facebook e no MySpace. Um software reúne essas informações e alertas enviados por sites via email. Todos os dados são processados e comparados em relação às 24 ou 48 horas anteriores para gerar as mudanças de humor.



“Ele fica feliz quando a sua popularidade aumenta, mas fica muito triste quando é ignorado”, afirma Kirby. Mas não importa quanta atenção o robô recebe: ele sempre entra em depressão. Isso porque mesmo quando ele se anima, esse sentimento passa e ele fica decepcionado.

A orquestra do Cybraphon tem desde instrumentos clássicos como um órgão a outros mais exóticos como o Shruti box, um instrumento clássico indiano. Mas todos tiveram de ser modificados e ligados a um motor para tocarem sozinhos. O seu coração é um laptop MacBook Pro, que fica escondido em uma das gavetas.

Ele ainda tem um sensor infravermelho para detectar quando pessoas estão ao seu redor. Isso o ativa, o que acaba sendo mais uma sátira em relação a busca de atenção, segundo Kirby: “Ele está ligado o tempo todo, mas só ganha vida quando alguém chega perto dele.”

O Cybraphon está sendo exibido na galeria Inspace durante o Festival de Artes de Edimburgo, que acontece nesse mês. Confira uma de suas “performaces” no vídeo abaixo:




(via Tecneira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário