13 de ago. de 2009

Moedas Paralelas

Insatisfeito com a grana na carteira? Então crie a sua própria moeda. É isso o que está acontecendo ao redor do mundo, quando pessoas percebem que o dinheiro oficial não serve para todas as necessidades. Calcula-se que existam 153 tipos de 'moedas complementares' no mundo, dez vezes mais do que em 1990.


O Tencent QQ, originalmente chamado OICQ, programa de mensagem instantânea gratuito mais popular da China, lançou há três anos uma moeda própria que servia para comprar acessório dentro do site. Hoje, ela é aceita também em lojas reais. O dinheiro pegou tanto que movimenta US$ 1 bilhão por ano e pode ser convertido diretamente para os yuans - o que deixou até o governo chinês com medo da inflação.
Nos EUA, existe um tipo de dinheiro contabilizado por trabalho comunitário, o Time Dollar. Criado pela organização não governamental Time Banks, a moeda funciona da seguinte forma: para cada hora que você passa fazendo algum tipo de trabalho voluntário para alguma das instituições associadas ao programa, você ganha em troca uma hora de trabalho inteirinha, só para você, de outro voluntário. O modelo deu tão certo que já foi exportado para 21 países.


No Quênia, a moda agora é fazer compras com os minutos do celular pré-pago. Você vai a uma loja e paga a mercadoria transferindo o seu crédito para o dono do estabelecimento. Isso funciona porque lá o dinheiro oficial é fragil e dá para confiar mais nos minutos de celular do que no Banco Central. A procura cresceu tanto que as transações via celular já correspondem a 10% do PIB.

(via Superinteressante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário