18 de ago. de 2009

½ Bottle Project


Os designers Sungjoon Kim & Jiwon Park criaram um belo conceito de ação de responsabilidade social. A premissa do ½ Bottle Project, que está buscando patrocinadores, é de que não é preciso ser um milionário ou uma celebridade para levantar fundos para uma causa digna. Em outras palavras, muitos com pouco podem fazer mais diferença do que poucos com muito.


A ideia é fazer com que o consumidor, ao adquirir uma garrafa de bebida apoiada pelo ½ Bottle Project, pague o valor integral por meio conteúdo, mas em compensação tenha metade do dinheiro gasto automaticamente revertido para causas sociais. Da mesma forma, a metade do lucro obtido com a venda dos produtos também seria repassada para ONGs, e assim sucessivamente, desde o processo de produção das garrafas, embalagens, distribuição, enfim, metade de tudo que fosse arrecadado iria para caridade.

Caberia ao próprio consumidor, ou seja, a etapa final da cadeia, indicar a quem deveria ser destinada a sua contribuição, podendo escolher entre as marcas de ONGs parceiras inscritas na embalagem de cada garrafa.

Os dois gráficos abaixo ilustram como o dinheiro poderia ser arrecadado e onde e de que forma ele poderia ser utilizado. Ficamos na torcida que alguém compre a ideia!

Referência: Yanko Design

Nenhum comentário:

Postar um comentário