30 de mai. de 2009



A Virgance, empresa recém-criada na Califórnia, projeta ganhos milionários ao reunir pessoas em torno de causas nobres — e cobrar por isso. O nome da empresa vem de Star Wars – Episódio 1 e significa o nascimento de uma poderosa força da natureza que pode ser usada para o bem ou para o mal. Aparentemente, e para o bem de todos, eles não optaram pelo lado negro da força.




O projeto mais promissor da start-up criada por Steve Newcomb, empreendedor com histórico no Vale do Silício, recebeu o nome de 1BOG. Com a ajuda de blogueiros e do YouTube, a Virgance reúne grupos interessados na compra de painéis solares e negocia descontos de até 43% com os fabricantes. A cada lote de 25 000 dólares, a empresa embolsa comissão de cerca de 1 000 dólares.



Outro de seus movimentos é o Carrotmob, movimento que organiza consumidores para realizarem suas compras em lojas que concordam em fazer escolhas ambientalmente corretas. A loja K&D Market já foi a primeira beneficiada com esta iniciativa. Em março deste ano, recebeu aproximadamente 300 pessoas, gerando uma receita de mais de 9 mil dólares. Deste dinheiro 22% foram usados para tornar a loja mais amigável ambientalmente e mais eficiente energeticamente.

É o ativismo com fins lucrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário