Segundo post publicado recentemente no Update or Die, bolão em empresa virou ferramenta de gestão e ganhou o nome de mercado preditivo. As apostas são em torno de cenários futuros de negócios. Os apostadores são os funcionários que convivem com clientes e fornecedores, e que assim sentem o pulso do mercado. Em um mercado preditivo de uma empresa, não há paixões ou torcidas, e sim projeções –racionais e intuitivas. Os funcionários não apostam dinheiro –apenas dão suas ideias– e ganham prêmios da empresa se acertarem.
A motivação para a empresa é forte: saber o que pensam os colaboradores que interagem com o mercado sobre as chances de sucesso de, por exemplo, um produto novo. No entanto, não adianta o executivo querer ir perguntar para cada funcionário o que ele acha. Em geral, as apostas são feitas na internet, na intranet, no portal B2B da empresa ou por e-mail com resultados rastreados por planilhas.
Entre as empresas que fazem uso da ferramenta está o Google, que começou a usar mercados preditivos em abril de 2005, conforme artigo publicado na HSM Management. De lá para cá, o Google fez 275 perguntas diferentes usando essa ferramenta e obteve cerca de 80 mil respostas. Cerca de 25% de suas sondagens estiveram relacionadas com estimativas de demanda, como “Quantas pessoas vão usar o Gmail nos próximos três meses?”; 30% com o desempenho corporativo, como “Os prazos estipulados para tal projeto serão cumpridos?”; e 20% com assuntos de entretenimento, como “Quem vai ganhar o campeonato norte-americano de beisebol?”
Para quem quer descobrir se é um bom visionário, uma boa opção é o Portal Predictify, cujo slogan é 'Don't just read the news, predict it!'. Funciona assim: o site publica algumas notícias sobre esporte, cultura, política e economia. Você dá o seu palpite gratuitamente sobre o que poderá acontecer e o site mostra periodicamente o quanto sua previsão está próxima ou distante da evolução dos fatos. Você vai ganhando pontos de acordo com seus palpites certeiros e cria uma reputação para, em um nível mais avançado, ter a possibilidade de ganhar prêmios em dinheiro.
A Revista Superinteressante, da Editora Abril, fez uma parceria com o portal. Para conhecer e fazer suas previsões, acesse http://super.predictify.com/
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