Quem passou recentemente por alguma praia do Litoral Norte de São Paulo deve ter notado uma nova modalidade esportiva, sendo praticada por um número cada vez maior de pessoas. Trata-se do Stand Up Paddle Surf, uma variação do surf tradicional, em que o atleta tenta se equilibrar em uma prancha de 10 a 12 pés, mais larga e mais grossa que as do surf convencional, para ter mais estabilidade. É necessário também um remo, do estilo canoa havaiana, e o tamanho deve ser sempre um palmo acima da cabeça.
Além de dar uma outra visão do mar para o surfista, é possível pegar a onda bem no seu começo, já que se fica a maior parte do tempo em pé sobre a prancha, com a ajuda do remo.
O esporte, que teve origem no Havaí, já atraiu grandes atletas como Kelly Slater, Brian Keaulana, Todd Bradley e Rob Machado. A principal competição é a Duke’s Ocean Fest, na praia de Waikiki, em Oahu.
O primeiro campeonato brasileiro da modalidade aconteceu no final do ano passado na Praia do Curral, em Itacimirim, Bahia. Para adquirir a prancha e o remo, que é feito de fibra de carbono, acesse o site http://www.artinsurf.com/
Pelo número de praticantes vistos em praias como Baleia e Camburi, a moda já pegou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário