18 de jan de 2009


Quem passou recentemente por alguma praia do Litoral Norte de São Paulo deve ter notado uma nova modalidade esportiva, sendo praticada por um número cada vez maior de pessoas. Trata-se do Stand Up Paddle Surf, uma variação do surf tradicional, em que o atleta tenta se equilibrar em uma prancha de 10 a 12 pés, mais larga e mais grossa que as do surf convencional, para ter mais estabilidade. É necessário também um remo, do estilo canoa havaiana, e o tamanho deve ser sempre um palmo acima da cabeça.

Além de dar uma outra visão do mar para o surfista, é possível pegar a onda bem no seu começo, já que se fica a maior parte do tempo em pé sobre a prancha, com a ajuda do remo.

O esporte, que teve origem no Havaí, já atraiu grandes atletas como Kelly Slater, Brian Keaulana, Todd Bradley e Rob Machado. A principal competição é a Duke’s Ocean Fest, na praia de Waikiki, em Oahu.

O primeiro campeonato brasileiro da modalidade aconteceu no final do ano passado na Praia do Curral, em Itacimirim, Bahia. Para adquirir a prancha e o remo, que é feito de fibra de carbono, acesse o site http://www.artinsurf.com/

Pelo número de praticantes vistos em praias como Baleia e Camburi, a moda já pegou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário