18 de nov. de 2010

Internet: a nova esquerda?

O título certamente não poderia ser mais hermético, 'A Taxonomy of Digital Video Remixing: Contemporary Found Footage Practice on the Internet', porém o artigo publicado por Eli Horwatt no jornal online Scope, publicado pelo Institute of Film & Television Studies da University of Nottingham, trata de um tema cada vez mais presente no dia a dia de quem utiliza a Internet: as maneiras que as pessoas estão fazendo uso das técnicas de remix digital para criar peças novas, sobretudo em cinema e publicidade.

O artigo cataloga uma série de exemplos que o autor disponibilizou em um canal no YouTube e que mostram um viés bastante crítico, em sua maioria. "O tom penetrante dessas obras demonstra uma profunda desconfiança da própria mídia - especificamente a voz autoritária do jornalismo e as técnicas de persuasão da publicidade", afirma o autor.  


Relaciono abaixo algumas montagens que, confesso, desconhecia, e que me deixaram de queixo caído pelo impacto da mensagem. Uma coisa que me veio à cabeça que talvez faça sentido: a Internet está se transformando na nova esquerda?!







Nenhum comentário:

Postar um comentário