27 de out. de 2010

Vidas Verticais

Highrise é um projeto de mídia colaborativa comandado pela diretora de cinema Katerina Cizek. A iniciativa faz parte de um projeto experimental patrocinado pela National Film Board of Canada. O Highrise é dividido em dois sub-projetos: The Thousandth Tower e o Out My Window.



O projeto fala essencialmente sobre as mudanças no nosso estilo de vida, uma mudança que eles chamam de “mudança vertical”. “As pessoas moram cada vez mais em torres de concreto residenciais. Um fenômeno que se intensificou muito no século passado, e que continua em alta ainda hoje.”


Em The Thousandth Tower, seis moradores de Toronto documentam suas próprias ‘vidas verticais’ através de vídeos, fotografias e palavras.


Out my Window é um dos primeiros documentários interativos 360º, desenvolvido exclusivamente para a web. O projeto apresenta 49 histórias de 13 cidades, em 13 línguas diferentes. Como é a vida lá dentro e como as pessoas vêem o mundo lá fora. Esse é um dos motes que inspirou a produção do documentário.

Basta clicar em uma das janelas de apartamento e decidir onde ir. É possível visitar um dos quartos do apartamento ou mesmo olhar para fora e ver o que os habitantes daquele apartamento veem de sua janela ou varanda.


Vale ressaltar a participação da fotógrafa brasileira Tatiana Cardeal com imagens para o episódio que conta a história de Ivaneti de Araujo, líder do Movimento Sem Teto do Centro, em São Paulo.

(via Osocio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário