20 de out. de 2010

Caricaturas do Mundo Moderno


Já na sexta edição, o World Press Cartoon, evento dedicado ao humor gráfico na imprensa, goza de um gigantesco portfólio de cartoons de qualidade, como a impressionante imagem acima criada pelo albanês Agim Sulaj, intitulada 'La Fame a La Sete'. Só na edição de 2010, recém-realizada em Sintra, Portugal, concorreram 878 trabalhos, provenientes de 429 autores de 77 nacionalidades.


O grande vencedor desta edição (que levou o Grand Prix, no valor de 20 mil euros) foi o argentino Gabriel Ippóliti. Sua caricatura, publicada no diário "Âmbito Financeiro", de Buenos Aires, mostra o presidente russo Vladimir Putin colocando balas numa arma com uma bandeira remendada da URSS de fundo e alude às notícias de rearmamento da Rússia tornadas públicas durante o ano de 2009.


Mas esta não foi, claro, a única figura conhecida entre os 400 trabalhos apresentados na exposição final. Confira neste post outras pérolas, incluindo a genial caricatura do premiê italiano Silvio Berlusconi, publicada pelo brasileiro Gustavo Duarte no Le Monde Diplomatique.






(Referência: Obvious)

Nenhum comentário:

Postar um comentário