4 de ago. de 2010

Antes de morrer eu quero...

O que faz de certas pessoas mais ou menos cientes de sua própria mortalidade? O que as move? Que valores encerra a sociedade e como estes variam de cultura para cultura?


Buscando respostas a estas questões, os americanos Nicole Kennedy e K.S. Rives deram forma ao projeto “Before I die I want to…”, uma incrível iniciativa social inspirada em três simples fatores:


O primeiro deles, a ‘morte’ anunciada da Polaroid (de volta neste ano) e a soberania da fotografia digital; o segundo, um método psiquiátrico chamado ‘contrato de segurança’, usado em pacientes suicidas e que implica a promessa dos mesmos de permanecer em segurança até que ajuda profissional lhes seja prestada, o que imprime o entendimento de que alguém se preocupa e partilha do seu sofrimento - com este projeto é esperado um efeito semelhante; e o terceiro, e último, e mais importante fator, a paixão pelas pessoas…


Mantendo as suas máquinas Polaroid sempre por perto, Nicole e K.S., tiram fotos instantâneas onde quer que vão - por enquanto já rodaram pelos Estados Unidos e pela Índia. As pessoas são o objeto, e enquanto são fotografadas é-lhes perguntado o que gostariam de fazer antes de morrer, incitando-as a fixar o derradeiro desejo, e pedindo-lhes em seguida que o materializem, escrevendo-o na fotografia que acabam de tirar, começando pelas palavras que dão nome ao projeto: before I die I want to…
(via Obvious)

Nenhum comentário:

Postar um comentário