14 de jul de 2010

A polêmica dança de Auschwitz

Uma artista australiana de origem judaica vem causando polêmica no mundo todo por ter postado no Youtube um vídeo com o seu pai, um sobrevivente do Holocausto, e outros membros de sua família dançando em frente ao antigo campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia.


Jane Korman postou três vídeos de seu pai, Adolk, dançando em locais onde judeus foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial na Polônia, na República Checa e na Alemanha. O principal deles, que tem como trilha a música I Will Survive, já foi visto mais de 470 mil vezes.

Adolk Korman, 89 anos, aparece nos vídeos dançando ao lado de seus netos. "Esse é realmente um momento histórico. Se alguém me dissesse aqui, naquela época, que eu voltaria sessenta e poucos anos mais tarde com os meus netos, eu diria 'o que é que você está falando'", diz Adolk no vídeo.

Jane Korman disse ao Brisbane Times que os vídeos são "muito importantes" para ela e que queria que as gerações mais novas "vissem uma imagem diferente do Holocausto". Contudo, o vídeo recebeu várias críticas de outros sobreviventes. "Eu não vejo como esse vídeo respeita os milhões que não sobreviveram, nem os que sobreviveram", disse ao jornal britânico Daily Mail Kamil Cwiok, 86 anos, que teve os pais mortos em Auschwitz. "Parece banalizar o horror perpetrado lá".

Embora pareça ter boas intenções, particularmente acho que ela errou a mão feio... Confira o vídeo abaixo e tire suas conclusões:

Um comentário:

  1. Apesar de ser um tema mega polêmico, considerando que o velhinho tb é um sobrevivente, é uma forma de 'rir' de tudo o que passou e mostrar que superou. Exorcizando os fantasmas do passado. Gostei! Tem que ter muito peito para voltar lá!

    ResponderExcluir