30 de dez de 2009

Uma refeição à la Jetsons

Um novo conceito de restaurante criado em Nuremberg, na Alemanha, permite com que os fregueses se sintam literalmente dentro de um episódio dos Jetsons, série de animação da Hanna-Barbera exibida na década de 60 que introduziu no imaginário das pessoas da época o que seria ou poderia ser o futuro da Humanidade.

O `s Baggers criou um sistema já batizado de net-service, em que todo o atendimento ao cliente, da escolha dos pratos ao pagamento da conta, é automatizado.

Ao se sentar, em vez de ser recebido por um garçom, o cliente se depara com uma tela touch screen com acesso à Internet, na qual digita o número de pessoas que estão na mesa. Na sequência é atribuída uma cor a cada pessoa para a correta identificação do pedido dos pratos e das bebidas. Além do cardápio, estão disponíveis informações que vão desde a proveniência dos ingredientes até a quantidade de calorias das iguarias. Enquanto a comida não vem, o cliente pode se entreter navegando pela Rede e, como não poderia deixar de ser, na hora da dolorosa, basta digitar os dados do seu cartão.

O grande barato da coisa é justamente a chegada do pedido. Existe um sistema de trilhos de aço em espiral ligado à cozinha que traz a refeição até ao centro da mesa, fazendo assim com que todos os pratos caiam literalmente do céu. Para evitar acidentes durante o transporte, panelas e garrafas são afixadas em anéis presos em dois tubos metálicos paralelos. Depois de a comida aterrissar, os clientes podem se servir em pratos de cerâmica encontrados sobre a mesa ou optar mesmo por comer direto da panela.

O conceito inspira-se nos pratos de sushi japoneses, servidos através de tapetes rolantes, mas desenvolve-o e melhora-o. As vantagens são visíveis: há um ganho considerável de tempo, menos custos para o proprietário do restaurante e menos enganos no atendimento aos clientes - o computador não erra. Apenas a limpeza das mesas não é ainda automática.

Entenda melhor o funcionamento da casa no vídeo abaixo:



(Referência: Obvious)

Nenhum comentário:

Postar um comentário