A primeira vez que o marqueteiro mexicano Rodrigo Contreras pensou em produzir a cerveja Duff foi em 2002, enquanto assistia aos "Simpsons". "Pensei comigo mesmo inúmeras vezes: 'Alguém deveria fazer isso'", disse. "Então pensei: 'Por que não eu?'"
O investimento de US$ 140 mil (R$ 242 mil) para montar sua companhia, a Duff, veio dos rendimentos de um livro que ele escreveu sobre Vincente Fox, ex-presidente do México, que é lembrado por tudo o que não conseguiu fazer durante seu governo. O livro "Tudo o que um grande presidente e um grande homem faz por um grande país" tem 136 páginas em branco.
A cerveja é produzida em Tijuana por uma companhia chamada Simpson's Brewing Company. As vendas na Europa, onde ele lançou a cerveja, agora variam entre 25 e 30 contêineres por mês - um contêiner comporta 1.716 caixas de 24 garrafas cada - comparado aos seis que vendia quando começou, em 2006. No México, as vendas aumentaram de dois contêineres por mês, quando ele começou a produção, para cerca de dez no começo deste ano.
Contreras diz que o próximo passo é começar a produzir a Duff em latas, como as que Homer bebe. A ideia é fazer uma produção inicial de 300 mil latas no México. Trata-se, enfim, de um crescimento impressionante para quem não gastou quase nada em publicidade. Mas, convenhamos, nem precisava, né?
À propósito, a Fox, proprietária dos direitos de imagem dos Simpsons, não ganha nada com isso e não se manifestou ainda sobre o caso.
(Referência: Financial Times)
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