30 de nov. de 2009

The Replay Game - Um case exemplar de marketing esportivo

Todo mundo já deve ter visto, pelo menos uma vez, um daqueles “filmes enlatados” americanos que mostram a garra de jovens atletas, seja de hóquei, beisebol, basquete, ou até mesmo equipes de ginástica artística, em que todos se unem em busca do sonho de serem campeões. Um dos esportes que mais tem produções desse tipo é o futebol americano.

Nesse contexto, a Gatorade, em uma sensacional ação de marketing, materializou neste último domingo, 29 de novembro, o sonho de qualquer fã do esporte. A ação se deu com um jogo clássico do futebol universitário americano, que ficou entalado na garganta de muita gente. O jogo em questão aconteceu em 1993, entre os grandes rivais universitários Easton X Phillipsburg, que terminou em um empate acirrado de 7×7.

A sacada da Gatorade foi dar a chance de, após 15 anos, os mesmos atletas se enfrentarem e desempatarem esse histórico jogo, com o Replay Game. Os 10 mil ingressos colocados à venda se esgotaram em apenas 90 minutos. Mas além do jogo em si, a marca explorou com maestria esta ação, criando uma websérie que mostra a corrida das duas equipes e o esforço de cada atleta para conseguir a vitória tão desejada há anos. Vale ressaltar que as duas equipes se enfrentam há mais de cem anos levando milhares de torcedores aos estádios.

Todos os componentes daqueles filmes dramáticos de esporte estiveram presentes, mas em tempo real, com vidas reais e recursos técnicos de grandes estúdios. O jogo, que aconteceu neste final de semana, teve transmissão ao vivo da Fox Sports Regional Networks (FSN), e como se pode imaginar proporcionou mídia espontânea de todos os meios, tipos e tamanhos. Enfim, um case e tanto de marketing!

Abaixo o trailer da campanha.



(Referência: Y2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário