24 de set. de 2009

O You Tube do Rádio

A essa altura do campeonato, quando a Internet já conta com rádios online do calibre de Pandora, Last.fm e Imeem, é preciso ser no mínimo ousado para almejar um objetivo tão audacioso como transformar-se no “YouTube do Rádio”. Mas é desta forma mesmo que Nikhil Shah e Nico Perez apresentam o seu MixCloud.

Na verdade, ao contrário dos sites mencionados acima que se limitam a transmitir músicas online agrupadas sob a forma de playlists organizadas pelos usuários, o MixCloud é especificamente dedicado a programas de rádio, sejam eles musicais ou meros talk-shows.

Shah e Perez eram estudantes de matemática e engenharia da Universidade de Cambridge de dia mas apresentadores de rádio e DJs à noite. Com o projeto do MixCloud em mãos, decidiram abandonar seus empregos e contratar os programadores Mat Clayton e Sam Cooke. Em pouco tempo desenvolveram uma versão beta acessível apenas por convite. Segundo o TechCrunch, eles começaram distribuindo os convites através do Twitter a uma média de cem por dia.


O lançamento oficial aconteceu esta semana, com mais de mil parceiros de conteúdos como DJs e animadores de rádio. De momento, o MixCloud está mais direcionado para a música electrônica, mas o objetivo de seus fundadores é ampliar o conteúdo para todos os gêneros musicais.

Tal como todas as plataformas, qualquer usuário pode fazer o upload de seus próprios programas para o site, cabendo aos ouvintes a tarefa de decidirem aqueles que merecem ser destacados. Isso só é possível graças a um acordo de licenciamento estabelecido com a sociedade britânica de gestão coletiva PRS for Music. Paralelamente, o MixCloud também possui um processo de moderação que impede o upload de arquivos não autorizadas.

Veja abaixo um vídeo de apresentação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário