Contra as amarras da Internet
Apesar do Pirate Bay estar hoje em dia quase morto e enterrado, nunca como agora o seu espírito esteve tão disseminado – dentro e fora da Internet. Prova disso é o recém criado Pirate Kiosk, que nada mais é do que uma barraquinha situada em plena Sophienstiftplatz, na cidade de Weimar, antigo território da República Democrática Alemã.
Apesar das instalações precárias, todo o simbolismo incutido na sua criação é impactante. Lá dentro, encontra-se um computador sem acesso à Internet com uma cópia do Pirate Bay no disco rígido e dispondo apenas de um router WI-FI. Isso significa que qualquer pessoa em um raio de 100 a 200 metros do quiosque pode fazer downloads livremente.
Os organizadores do projeto pretendem demonstrar que 'a Internet não é uma máquina e não pode ser controlada de forma alguma'. Para disseminar a ideia, eles disponibilizaram um arquivo com as instruções para que qualquer pessoa, onde quer que seja, possa criar quiosques semelhantes e compartilhar conteúdo, seja ele qual for.
Assista abaixo um vídeo demonstrativo:
(Referência: Remixtures)
Nenhum comentário:
Postar um comentário