18 de mar. de 2009


Se você é fã dos Beatles, não pode deixar de acessar o portal Beatlestube. Você encontrará lá todos os vídeos da banda disponíveis na Internet, tais como clipes, shows, apresentações em programas de auditório, trechos de turnês, filmes e entrevistas.


É mais uma prova de que a Beatlemania voltou com todas as forças. Além do youtube temático e do aguardado lançamento do rock play, já noticiado aqui na semana passada, o movimento também pegou em cheio os desenvolvedores de instrumentos virtuais. Exemplo é o plug-in Fab Four Virtual Instruments, produzido pela empresa East West Samples, que simula os sons de guitarra, baixo, bateria e sintetizadores inspirados nos Beatles. Todas as amostras de áudio e os efeitos contidos no software foram desenvolvidos a partir do fiel registro em estúdio da sonoridade dos antigos equipamentos utilizados pelo quarteto de Liverpool.

O Fab Four levou um ano para ser concebido e contou com a participação de Ken Scott, produtor e engenheiro de som dos Beatles nos álbuns A Hard Days Night, Help, Rubber Soul, Magical Mystery Tour e The Beatles. Para se ter uma idéia da dimensão do projeto, foi investido mais de U$1 milhão em instrumentos vintage e equipamentos iguais aos utilizados originalmente pela banda em gravações no período entre 1963 e 1967.



Os Beatles também foram parar nos bancos acadêmicos. A Liverpool Hope University, no Reino Unido, oferecerá a partir de setembro deste ano um curso intitulado "Os Beatles, a Música Pop e a Sociedade". Segundo Mike Brocken, chefe do departamento de música popular da universidade, "foram escritos mais de oito mil livros sobre os Beatles, mas não houve até agora um estudo acadêmico sério". Em entrevista ao jornal The Daily Telegraph, o professor ainda destacou a "enorme influência" do grupo britânico sobre a sociedade, "não só com sua música, mas também através da moda". A universidade espera convidar pessoas que conheceram os quatro Beatles, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, a fim de aprofundar o tema do curso, que dura um ano.



E, para finalizar, fica a dica do espetáculo 'Beatles num céu de diamantes', em cartaz no Teatro Copa Airlines até o final de junho. Onze atores-cantores acompanhados por piano, violoncelo e percussão interpretam algumas das mais famosas canções do grupo e diversas histórias e situações. Para maiores informações clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário