19 de jan. de 2009

A grande maioria dos filmes atuais, pelo menos os que têm mais recursos financeiros para produção, investem em pequenos clipes de abertura e encerramento, conhecidos como title sequences. Na maioria das vezes, esses clipes são chatos e intermináveis, mas alguns deles são muito interessantes, mostrando sempre grafismos inusitados ou efeitos especiais que tenham relação com o enredo do filme.

Um aspecto interessante em relação a esse tipo de clipe, é que existem empresas especializadas na produção desse material, que é geralmente feito por pessoas que não têm relação nenhuma com as equipes de filmagem.

Para conhecer melhor esses trabalhos, acesse o endereço The Art of the Title Sequence, um site especializado em publicar sequências dos clipes de abertura e encerramento de filmes. Ian e Alex são os responsáveis pelo fantástico trabalho de selecionar e disponibilizar as seqüências, que não se limitam apenas a produções recentes de Hollywood.

Os filmes estão no formato quicktime, e é possível fazer o download em versão standard e em 720p. Algumas moscas brancas que você encontrará por lá são as title sequences de 300, Senhor das Armas, Planeta dos Macacos, Vertigo, Clube da Luta, Lost, Six Feet Under, Cowboy Bebop, entre outros.

Veja abaixo imagem da title sequence produzida por John Kuramoto para o filme Anti-Herói Americano (American Splendor), que você poderá assistir e baixar no Art of the Title.

Nenhum comentário:

Postar um comentário