O ano é 1968. A marca é a famosa
rede de hotéis Howard Johnson, nos Estados Unidos. O produto é
um menu infantil promocional. O filme é “2001: Uma Odisséia no Espaço”,
dirigido por Stanley Kubrick, considerado até hoje uma das mais importantes
referências do cinema.
Opa! Tem alguma coisa que não
está batendo aí, não? Kubrick para crianças?! E ainda mais em um cardápio
promocional de quase cinquenta anos atrás?
Pois é, um dos primeiros filmes a fazer uso proeminente de
marcas reconhecidas na tela foi “2001: Uma Odisséia no Espaço”. Para
mostrar como seria o mundo trinta e poucos anos depois, Kubrick contatou cerca
de cinquenta empresas e pediu que pensassem em projetos que poderiam estar
disponíveis no mercado no futuro.
O modelo de product placement praticado no filme foi em
essência a exposição das
logomarcas dessas empresas em determinadas situações
para incrementar a verossimilhança da obra. Além da Howard Johnson, cuja marca aparece na estação
espacial, ‘participam’ da obra de Kubkick companhias como IBM, Pan AM e American
Express.
O menu infantil da Howard
Johnson em formato de HQ parte do ponto de vista de duas crianças, Robin e Debbie, na premiére
do filme.
À medida que a trama avança, cresce nos dois o sonho de
um dia - em 2001 - se tornarem um piloto de espaço e uma aeromoça. Um sonho
promovido por quem mesmo? Ora, ora, Howard Johnson, senhores!
E uma ação de
branding dessa envergadura, vale ressaltar, pensada e produzida há 50 anos
atrás, hem???
(Referência: io9)
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