Qual o papel da bicicleta na sociedade? Como
você quer trabalhar usando o seu celular? Qual é a força do jovem da
periferia? O que é um empreendedor criativo para você? Esses são alguns
exemplos de ‘chamadas criativas’ que podem ser encontradas na plataforma
ItsNOON, bela amostra de DNA nacional do que pode ser chamado de crowdsourcing.
As pessoas podem enviar textos, imagens, vídeos ou áudios
para responder às tais ‘chamadas criativas’. Os melhores trabalhos são
remunerados, e os proponentes ganham em troca uma coleção de inspirações que
podem ser ponto de partida para aprimorar seus produtos, serviços e formas de
se comunicar.
Diversas empresas já utilizaram o sistema, entre elas Itaú
Cultural, Vivo e Santander. A revista ProXXIma, por exemplo, recebeu mais de
cem respostas criativas para a chamada ‘O que é
crowdsourcing para você?’. Além de pagar R$ 100 para os 21 melhores
trabalhos, imprimiu o grande vencedor na ilustração de capa da edição especial sobre crowdsourcing,
de maio de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário