11 de out. de 2013

As aventuras de um explorador urbano serial

Você sabe o que é "place hacking"? Termo cunhado pelo professor da universidade de Oxford Bradley Garrett, "place hacking" é um novo estilo de exploração extrema, que envolve invadir espaços abandonados e vazios, além de construções temporárias - tudo sem permissão, geralmente na calada da noite.


Longe de ser um professor universitário típico, Garrett é um americano que adotou Londres como lar, e foi lá que montou um grupo de pesquisa. Os "infiltrantes" ou a "London Consolidation Crew", como são chamados, já descobriram bunkers desativados e ruínas do Leste Europeu, invadiram estações de metrô abandonadas e escalaram os mais altos prédios comerciais de Chicago, Londres, Paris e Las Vegas. Os espaços foram chamados de "urbex"; espaços para exploração urbana.


Quem quiser conhecer um pouco mais, pode encomendar na Amazon Explore Everything: Place-Hacking the City, que acaba de sair pela Verso Books. O livro se propõe ser um manifesto apaixonado das cidades, oferecendo uma nova forma de pertencer e compreender as metrópoles.

PS:. Ainda em tempo, Garrett foi preso e está aguardando julgamento em Londres.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário