27 de jul. de 2011

A Era das Luzes chega ao Grafite

Lightgraff é uma expressão formada pela contração de "light" (luz) e "graff", abreviatura de grafite, ou seja grafite feito de luz.

É arte ao vivo, pura e espontânea. Não há truques, não há margem para erros, não há tratamento digital posterior para correções. O artista não vê o que faz. Sente-o, quando muito, pois poderia fazê-la de olhos fechados.


Não deixa marcas, apenas registos fotográficos.


Artistas como Rézine, Julien Breton (kaalam) e Brusk são alguns dos nomes que iluminam as noites de Paris e outras cidades francesas com pincéis de luz feitos de lâmpadas de neon, LEDs e ponteiros laser multicoloridos guiados por mãos precisas.


Autodenominam-se "calígrafos". Vestem-se de negro para que as câmaras fotográficas, reguladas para um tempo de exposição longo, captem apenas as suas coreografias e ritmos. Muitas vezes, estes espectáculos fugazes são acompanhados de um fundo musical que, infelizmente, não aparece nas fotografias.

É impossível ficar indiferente à beleza, significado e potencial desta expressão artística que reúne num instante fugaz um conteúdo tão intenso.



(via Obvious)

26 de jul. de 2011

Ele faz tudo isso só com a boca!

O músico Eklips, fenômeno francês do beat box faz em um único take, uma audição de 4 minutos de Hip Hop para a rede francesa Trace Urban.



Mundo Neon

Bon Yurt é uma marca colombiana de iogurtes. Em seu projeto “Em neon, o mundo é visto de forma diferente”, cujo propósito é lançar uma edição especial com embalagem que brilha no escuroa, a marca reuniu artistas para criar uma explosão de cores neon, dando origem ao seu novo comercial.

Pode-se ver que foram utilizados glowsticks, liquidificadores, 700 copos de cristal e 200 metros de mangueira transparente. Tudo para criar uma instalação que acompanha o ritmo da música produzida por um DJ e, certamente, atingir em cheio o público jovem. E você achava que iogurte combinava com um tranquilo  café da manhã, hem?!



(via Invisible Red)

25 de jul. de 2011

Aí sim! Dá até vontade de ir para a academia...

Pesos. Esteiras. Aulas de Spin... Urgh! Vamos enfrentar a realidade: as academias pararam no tempo. Na era dos tablets e seus zilhares de aplicativos - para não falar do Wii e do Kinect - as pessoas buscam cenários mais realistas, treinos mais dinâmicos e interativos e, consequentemente, envolventes.

A última edição da Wired listou algumas academias lá fora que já tem oferecido atividades realmente capazes de competir com os nossos vícios pelo Twitter, Face e derivados. Aí sim! Confira e,se você é preguiçoso que nem eu, taí uma chance de rever seus conceitos:

House of Air -  Trata-se de um verdadeiro parque indoor repleto de camas elásticas e trampolins de todos os tipos e modelos, localizado em San Francisco.

Segundo o site da 'academia', dez minutos pulando de um lado para outro equivalem a 33 minutos de corrida. Nada mal, não?!



Um dos treinos mais concorridos do lugar é o DodgeBall - a nossa popular queimada - que nos Estados Unidos é jogo de gente grande, com liga profissional e tudo. Confira:



Ray’s Indoor Mountain Bike Park - Trata-se do maior parque do mundo de ciclismo indoor de montanha com mais de 100 mil metros quadrados de diversão. Com uma unidade em Cleveland e outra em Milwaukee, a 'academia' tem cursos para iniciantes e profissionais. Confira o vídeo:



Tempest Freerunning Academy - Inaugurada este ano na California, esta é a primeira academia do mundo especializada em Le Parkour e Free Running. O vídeo fala por si só:


Lucas Santanna no Arco da Lapa

Muito bacana o novo videoclipe do Lucas Santanna. O cara realmente está entre as melhores coisas que apareceram na música brasileira nos últimos tempos - embora, como de praxe, seja mais conhecido lá fora do que aqui.

Caso você nunca tenha ouvido o trabalho dele, abaixo tem outras duas pérolas recentes. Confere aí:






22 de jul. de 2011

E a sala de casa virou pista de skate

Pierre-Andre Senizergues foi skatista profissional e ganhou dinheiro após fundar a marca Etnies. Com a ideia de praticar o esporte 24 horas por dia, pensou em criar uma casa que tivesse uma pista de skate integrada à sala. E móveis e objetos adaptados a manobras.


Assim, chamou os arquitetos François Perrin e Gil Lebon Delapointe para projetar a PAS Home. Paredes e tetos em madeira formam uma espécie de half-pipe. As curvas estão por todo o espaço, como mesas e sofás, para servirem de bases de manobras.



Um protótipo da PAS Home foi exibido em Paris. Senizergues vai construir a sua na praia de Malibu, na Califórnia. Confira abaixo o vídeo feito pelo Liberátion:


(via Playlist)

Led Zeppelin e todos os 'Black Dog' do mundo



As meninas e seus quartos

Muitas vezes, nosso quarto é um espelho do que somos por dentro. É o lugar onde ficamos sozinhos, descansamos, produzimos, sonhamos e dormimos.


Inspirada por sua própria filha adolescente, a fotógrafa libanesa radicada nos Estados Unidos Rania Matar criou o projeto A girl and her room. Fascinada pelo processo de transformação que a sua filha atravessava, e por toda a complexa metaformose que esta idade constitui, resolveu dar início ao projeto que aqui mostramos.



“Como mãe, eu vejo com admiração a sua passagem da infância à idade adulta, com todas as suas complicações. O quarto é o local dessa transformação, mostra personalidade, insegurança e auto-consciência”.









(via Blog da ESPM)

21 de jul. de 2011

PunchFork: O agregador das receitas mais populares da web



Muito bem bolado esse aplicativo chamado PunchFork! Trata-se, basicamente, de um agregador das receitas mais cobiçadas pelos frequentadores de sites e blogs renomados especializados na área gastronômica. A versão que acaba de ser lançada inclui o Epicurious, Martha Stewart, Food52, The Pioneer Woman, The Kitchn, 101 Cookbooks, Serious Eats e SimplyRecipes.

O filtro é feito a partir da popularidade que as iguarias conquistam nas redes sociais, ou seja, as mais 'retwittadas' ou 'curtidas' são automaticamente 'clipadas' pelo PunchFork. Cada receita vem acompanhada de um 'índice de fama' que vai de 1 a 100. Ideia a ser replicada por aqui rapidinho, hem!

Dial M for Murdoch

Outdoor capturado em Londres esta semana pelo implacável Wooster Collective

18 de jul. de 2011

Inside - A Social Film Experience

Um mundo onde os anúncios do Facebook controlam os recantos mais obscuros da grande rede e a sua vida pode depender de um retweet de alguém com um bom índice Klout . Esse é o cenário de Inside, o primeiro filme online de mídia social.


Christina – interpretada pela artiz Emmy Rossum que você conhece de Mystic River, The Phantom of the Opera ou na pele da sensacional Bulma de Dragon Ball – é uma mulher que se está presa em um quarto com apenas um laptop Toshiba aditivado com um processador Intel e uma conexão de banda larga.

Não sabemos a sua exata localização ou qual será o seu destino na trama. A personagem usa o seu laptop para mobilizar a sua rede social, contatando amigos, familiares ou qualquer pessoa que possa ajudá-la a descobrir onde está aprisionada e como pode escapar. A estréia mundial está marcada para 25 de julho e os internautas poderão dar dicas e sugestões online que ajudarão Cristina a fugir em segurança do cativeiro.

O website do filme tem um elenco ‘aberto’, o que possibilita a participação na trama de algum webspectador sorteado, que terá o seu nome inserido nos créditos finais do thriller. A versão integral, que tem direção de DJ Caruso de Disturbia, sobe na web no mês de agosto.

Será que Inside será um sucesso online ou será ignorado e lembrado apenas pela imprensa especializada em publicidade?



(via Los Pantones)

O que um jogo de futebol na TV não faz?!

Imagine se este senhor tivesse assistido ao jogo da seleção brasileira de futebol ontem... rs!

29 ways to stay creative

29 WAYS TO STAY CREATIVE from TO-FU on Vimeo.


Cem artistas em um

Shea Hembrey resolveu organizar uma bienal, reunindo obras de 100 artistas. Acontece que ele seria o autor das 100 obras.

Cansado de sair insatisfeito de exposições e museus, Shea passou dois anos no seu estúdio bolando personagens e construindo peças de artes. Imaginou nomes, paixões, origens e, para cada uma de suas criaturas, concebeu uma obra.

Com isso, montou a bienal Seek - ou melhor, montou o catálogo dela, pois apesar das obras existirem fisicamente, elas não estão expostas. Em Seek, Shea apresenta seus artistas e suas produções. Mas mais do que apreciar as peças - que têm uma qualidade artística inegável - ele dá um tapa de luva em muita gente de nariz em pé por aí. Confira e se inspire em sua palestra proferida recentemente no TED:

17 de jul. de 2011

My name is Carlos Alberto Torres

Achei bem bacana essa ação da Umbro com o nosso eterno capitão Carlos Alberto Torres. O vídeo retoma um episódio de 1977, quando um blackout deixou Nova York ao léu. A ideia é promover a 'tentativa' de retorno do The New York Cosmos - sim, aquele mesmo em que Pelé jogou no final de sua carreira, e que agora tenta renascer das cinzas com ninguém menos do que Éric Cantona na função de diretor de futebol... Será?!



16 de jul. de 2011

Chute Promissor

SOccket é uma bola de futebol que transforma a energia contida no chute em eletricidade. Desenvolvida por um grupo de estudantes da Universidade de Harvard, a bola, depois de 15 minutos de pelada, armazena eletricidade suficiente para acender uma pequena lâmpada de LED por três horas.


O protótipo da bola-gerador já foi testado em Durban, na África do Sul, e em Nairobi, no Quênia. Agora o plano é que ela seja vendida como brinquedo nos países ocidentais no esquema “compre uma - doe uma”, para subsidiar os custos das bolas nos países em desenvolvimento.

O gerador dentro da sOccket funciona com uma tecnologia de bobina indutiva - parecida com aquela das lanternas que acendem quando são chacoalhadas – mas aqui, em vez de chacoalhar, você chuta. A energia gerada por ela pode também carregar celulares, baterias e outros gadgets. Confira o vídeo-teaser:




15 de jul. de 2011

The Belle Brigade

Descobri essa banda por acaso. O som é maravilhoso e o nome - diga-se de passagem - me faz lembrar de  alguém muito especial!

Piano Preparado

Primeiro, vale uma apresentação daquilo que ficou conhecido como 'prepared piano': trata-se de um instrumento conhecido pelo conservadorismo dos seus praticantes, equipado com pregadores de roupas nas cordas, colares de conchas, pele, borracha, fita adesiva, bolinhas de ping pong e até caixinhas de Tic Tac cheias, para expandir consideravelmente o som.

Agora, com vocês, o genial Volker Bertelmann ou Hauschka, como ele prefere ser chamado. Mosca branca!




13 de jul. de 2011

QR Codes na tela da BBC

Nesta semana, a emissora britânica BBC apresentou uma nova série culinária com um diferencial: durante a apresentação da receita de cada prato, um QR Code aparece na tela convidando os espectadores a ter uma experiência além daquela obtida na televisão.


Ao fotografar o código com o aparelho celular, mais informações sobre a receita são disponibilizadas em um mobile site customizado para ocasião, bem como os ingredientes, métodos e dicas sobre a preparação do prato.

Uma solução inteligente para quem gosta de acompanhar a receita completa na televisão e somente depois anotar os ingredientes.

(via ADivertido)

12 de jul. de 2011

Já que os mijões não se seguram mesmo...

Já que não tem jeito e a preguiça geralmente fala mais alto na hora de caminhar até o banheiro mais próximo, os organizadores do Roskilde Festival, na Dinamarca, instalaram mictórios provisórios nas árvores próximas ao palco principal do evento para facilitar a vida dos mais desesperados e mal educados.


Os chamados 'P-tree', criados pela empresa  Aandeboom são feitos de plástico e estão ligados à rede principal de esgoto através de um cano.


Confira um vídeo teaser do evento que recebeu este ano 100 mil pessoas:



Faces do Poder


Em setembro de 2009, quando os líderes de quase todo o mundo estavam em Nova York para uma reunião das Nações Unidas, Platon, um renomado fotógrafo inglês da New Yorker, montou um estúdio minúsculo na Assembléia Geral e tentou trazer as pessoas que estão no controle do planeta para serem fotógrafadas. O resultado acaba de ser transformado em livro (Editora Chronicle Books), onde o autor conta a visão desses encontros fortuitos com Ahmadinejad, Putin, Kadhafi, entre outros.


Um aplicativo para iPhone e iPad também já está disponível por $ 9,99, com as respectivas fotos e bios de cada um dos 130 chefes de estado. 


Seguem abaixo cinco perfis que me chamaram bastante atenção na relação:



A imagem de Kadhafi, que foi capa da Time, denuncia toda a sua prepotência. "Ele pareceu gostar de ser fotografado, ainda mais diante de toda a comitiva americana"


Berlusconi, por sua vez, parece ser tudo aquilo que dizem dele, não?! Cara de cafa de marca maior!


Esse sorriso do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, me deu medo.


Cristina Kirchner com a melhor cara de boa moça que conseguiu fazer...



Ahmadinejad, segundo o fotógrafo, foi aquele que reuniu o maior séquito de fãs em sua sessão de fotos. "Ele ria gentilmente, mas não conseguia esconder toda a sua insegurança".

11 de jul. de 2011

A primeira tatuagem animada do mundo

O artista francês K.A.R.L. criou aquela que muito provavelmente é a primeira experiência de tatuagem animada já realizada. A realização da tatuagem foi transmitida por streaming ao vivo no Facebook, utilizando a interface Human API. Por meio deste aplicativo, o artista interagiu com os fãs que assistiam cada detalhe e sugeriam intervenções em tempo real.

Graças a um código QR que integra a arte da tattoo é possível escaneá-la e assistí-la em movimento em qualquer dispositivo móvel.

O experimento faz parte do projeto Creative Minds da Ballantines. Confira:

9 de jul. de 2011

Um estádio de futebol na sua casa... igualzinho ao original!

Há dois anos, o gaúcho Sergio Melo resolveu fazer uma réplica do Beira-Rio, estádio do Internacional de Porto Alegre. Assir surgiu a ideia de lançar a Réplicas Real, que fabrica miniaturas de estádios de futebol brasileiros em ABS, com grama artificial e iluminação.



Cada um possui acessórios como luzes, arquibancadas, cabine de rádio, fosso, casa mata, goleiras e, em alguns casos, tocam até o hino do time. As réplicas são desmontáveis em 15 peças e acompanham adesivos avulsos para personalização.



O preço médio é R$ 150,00 e pode ser encomendado por aqui

 

8 de jul. de 2011

Frases Inacabadas

Ele já apareceu por aqui, e novamente ganha espaço fugindo do lugar comum. Não é para menos, já que o fotógrafo Philip Toledano é conhecido, justamente, por seu estilo único e inusitado. Nascido em Londres, filho de pai americano e mãe franco-marroquina, Toledano acredita que as fotografias devem ser como as frases inacabadas, sempre tendo espaço para perguntas.


Um dos seus ensaios mais comentados foi "America - The Gift Shop", onde abusa do humor negro para refletir sobre passagens da política norte-americana.



Em Phone Sex, ele registra profissionais do sexo ao telefone. Aqueles de vozes sedutoras prontos para realizar as fantasias mais secretas...




A ousadia e criatividade de Toledano estão presentes até mesmo em um editorial de moda focado em bolsas...




... ou em um ensaio composto pelas tradicionais caretas que se faz no decorrer de um jogo de videogame.





Gênio!!!

7 de jul. de 2011

Chocolate - Um videoclipe para abrir seu apetite

O duo mexicano Jesse & Joy acaba de lançar um 'apetitoso' videoclipe todo produzido em stop motion, usando como materiais básicos doces, biscoitos, tortas, balas, chocolate e outras guloseimas. Para completar, a música é deliciosa!



Partituras Ilustradas

Você não precisa ser músico para conseguir ler as partituras inventadas pelo estúdio russo People Too. Especializado na criação de trabalhos em papel, o escritório transformou completamente esse rigorosos documentos, inserindo diversas ilustrações entre as notas ali representadas.


Graças à intervenção, os papéis ganharam uma cara nova, mostrando minúsculos personagens que dançam, cozinham e se divertem enquanto a música é composta. Confira esse belíssimo trabalho, batizado de Etude 6.






(via Zupi)