4 de mar. de 2010

Ele levou a lousa para a Internet

Formado em Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachussets, Salman Khan 'literalmente' levou a lousa para a tela do computador de milhares de pessoas. Basicamente, apenas com o auxílio do Microsoft Paint, ele desenvolve tutoriais em matemática, química, física e uma centena de assuntos mais complexos (para eu que sou de humanas, o termo mais correto seria indecifráveis) que são uma mão na roda para cerca de 70 mil estudantes que acessam seus vídeos mensalmente.

De acordo com uma reportagem do San Francisco Chronicle, Salman Khan começou dando aulas de reforço à distância para sua sobrinha, Nadia, em 2004, e logo outros membros da família se juntaram a ela. Percebeu então que seria mais prático gravá-las e disponibilizá-las no YouTube, o que tornou suas aulas disponíveis para um público ainda maior.

Muitos comentários sobre os vídeos no YouTube refletem o porquê de seu enorme apelo - são 35 mil acessos por dia. Em um dos tutoriais da Khan Academy, por exemplo, as respostas incluem: "Por que meu professor de cálculo não me disse que era tão simples?" ou "Eu era uma negação no meu curso de física. Você me salvou". Outros chegam a aclamar o autor do vídeo: "Você é o deus da matemática!!!"



Já são mais de 1100 vídeos disponíveis, sendo que todos, basicamente, possuem a mesma estrutura: um fundo negro com linhas brilhantes e coloridas para as equações, que são resolvidas, simultaneamente, com as explicações.

Todo o retorno financeiro de Khan é proveniente dos anúncios no YouTube, mas já há conversas adiantadas com investidores para ampliar a operação, que hoje se restringe apenas a ele. Confira abaixo um breve vídeo de apresentação desse admirável exemplo de empreendedorismo social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário